Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A ministra Laurita Vaz, primeira mulher a presidir o Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou pedido de liminar em habeas corpus para que uma mãe de criança recém-nascida, ainda em fase de amamentação, e de uma outra de seis anos tivesse a prisão preventiva convertida em domiciliar.
A mulher foi presa em flagrante no dia 7 de janeiro, com 8,5 gramas maconha, pela prática de tráfico de drogas. Ela foi surpreendida ao tentar entrar com a quantidade no presídio onde o marido está detido escondido em um bolo de chocolate.
A ministra negou o pedido da Defensoria Pública de São Paulo justificando que “a simples existência de filhos menores não enseja a concessão automática da benesse, uma vez que necessário observar o disposto no parágrafo único do art. 318 do Código de Processo Penal: ‘para a substituição, o juiz exigirá prova idônea dos requisitos estabelecidos neste artigo’”.
A presidente do STJ afirma na decisão que a mulher presa em flagrante enquanto visitava o marido não conseguiu comprovar, segundo o Tribunal Justiça de São Paulo, “a imprescindibilidade de seus cuidados em relação aos seus filhos”.
Laurita Vaz
A presidente explicou, ainda, em nota divulgada na sexta-feira (2), que “ao negar pedido liminar em habeas corpus a lactante presa em flagrante ao entrar em presídio de São Paulo com maconha escondidos em um bolo de chocolate, a presidente do STJ, ministra Laurita Vaz, considerou válidos os fundamentos utilizados pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ao manter a prisão preventiva. Para o TJSP, além de a mulher ter indicado uma tia como responsável pela criança, ela tem o direito de realizar o aleitamento dentro do presídio – o que afastaria, a princípio, a necessidade de conversão da prisão preventiva em domiciliar”.
Em protesto, o humorista e escritor Gregório Duvivier criticou a decisão em seu Facebook em um post que viralizou na web.
“Quem mandou estar com 8,5 gramas de maconha e ter 5 filhos, entre eles um recém-nascido? Se fosse esposa e cúmplice de ex-governador que roubou milhões, gastando fortunas em jóias, tivesse 2 filhos adolescentes com babás e morasse no Leblon, teria ganhado um habeas corpus”, disse ele.
Publicidade
Andreas Flatten só queria receber seu pagamento após ter se demitido de um emprego em uma oficina mecânica. O jovem...
Um grupo de 2,7 mil mulheres será responsável por abrir um precedente jurídico importante com relação à...
Por mais que a concepção do tempo seja relativa, o ser humano está condicionado e completamente adaptado ao ritmo...
A partir de quarta-feira (17), o uso recreativo da maconha entra em vigor no Canadá. A liberação foi instaurada para...
Os Estados Unidos despertaram os temores e a curiosidade de muita gente com a divulgação de vídeos de objetos...
Pode-se dizer que Neymar é o grande nome da Copa do Mundo. Se dentro do campo o jogador da seleção brasileira ainda...
Diversas mães denunciam a fonoaudióloga Bianca Rodrigues Lopes Gonçalves, de Duartina (SP), por maus-tratos e...
Depois de deixar de consumir carne e anunciar transição para o veganismo, Felipe Neto confirmou o fechamento de sua...
A sociedade trata homens e mulheres de maneiras bastante diferentes, tanto quando o assunto é sexualidade quanto no...