Inovação

Range Rover bate recorde subindo 999 degraus da escadaria Porta do Céu, na China

por: Vitor Paiva

Cada vez que uma nova SUV é lançada, a grande prova apresentada em propagandas e anúncios é sua capacidade de superar obstáculos, com a força de seu motor, e resistir a barreiras e dificuldades com louvor. Pois a versão híbrida do Range Rover Sport resolveu ir realmente além – mais precisamente, até as portas do paraíso (que, para quem ainda não sabia, ficam na China). Para tal, a SUV quebrou um recorde, subindo 999 degraus da escadaria Porta do Céu (ou Heaven’s Gate) com 45 graus de inclinação.

O Range Rover Sport PHEV, que funciona a combustão e também é movido por baterias recarregáveis, tornou-se o primeiro a subir as escadas até o arco de pedra natural conhecido como Portão do Paraíso, na província de Hunan, na China. Para tal, foi preciso combinar o motor movido à gasolina com os motores movidos à eletricidade, sendo pilotado por Ho-Pin Tung, piloto da Panasonic Jaguar Racing – que antes percorreu as sinuosas – e perigosíssimas – 99 curvas da Estrada do Dragão, na montanha Tianmen, em somente 20 minutos, até chegar ao pé da escadaria e começar o desafio.

A angulação da escadaria era talvez sua característica mais extrema, e rolar pela colina abaixo era uma possibilidade não só real como provável – com consequências potencialmente fatais. Ho-Pin Tung, porém, decidiu ir em frente – como mostra o vídeo abaixo.

“Eu já pilotei na a Fórmula E, na Fórmula 1 e ganhei as 24 Horas de Le Mans, mas esse foi sem dúvida um dos desafios de condução mais exigentes que já enfrentei”, disse o piloto. “O Range Rover Sport PHEV teve uma performance brilhante, já que inspirou uma real confiança nas curvas da estrada e subiu as escadas até o Heaven’s Gate sem esforço”.

O “Desafio do Dragão”, como ficou conhecido, não é o primeiro enfrentado pelo SUV – antes o carro da Jaguar escalou montanhas, atravessou desertos, desceu imensas ladeiras e até apostou corrida com a campeã mundial de natação em águas abertas e um atleta de resistência.

Qualquer dúvida sobre a potência e a força dos carros elétricos ou híbridos parece realmente ter ficado pra trás, ao pé da escadaria, ou na poeira da velocidade desses novos modelos.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Laboratório de Emergência ajuda a desenvolver projetos para lidar com coronavírus