Sustentabilidade

Semanas sem chuva e superlua secam canais de Veneza e deixam barcos encalhados

por: Redacao_Hypeness

Publicidade Anuncie

A paisagem de Veneza nesses dias não é aquela tradicionalmente romântica que nos acostumamos. Alguns canais da cidade secaram por conta da falta de chuvas e da superlua, que apareceu no mundo todo nesta semana.

A situação reúne alguns outros fatores, como a alta pressão sobre a região e a falta de vento, que dificulta a chegada das chuvas. Tradicionalmente, é época de enchentes em Veneza, quando os canais chegam até a transbordar e inundar a cidade por conta da maré alta.

Só que, além da seca, o fenômeno da superlua impediu essa cheia. A lua conversa diretamente com o mar, e sua mudança de fase implica na altura da maré do oceano.

Além de afetar o turismo, a seca também dificulta a vida dos locais, uma vez que as principais locomoções pela cidade são feitas através de barcos, que estão em grande parte encalhados.

 

Uma situação semelhante aconteceu em Veneza há dois anos. Na época, a maré baixa deixou o nível dos canais até 66 cm abaixo do nível do mar, segundo a agência ANSA. Desta vez, o nível está ao menos 60 cm abaixo do oceano. O recorde é -212 cm, atingido em fevereiro de 1934.

Publicidade Anuncie


Redacao_Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O que aprendi quando fiz o desafio do “pote de lixo” por uma semana