Inspiração

A impactante história da senegalesa que quer ensinar programação a 1 milhão de meninas

por: Redação Hypeness

Depois de ser abandonada pela mãe aos cinco anos e passar por mais de 28 orfanatos no Senegal, Mariéme Jamme deu a volta por cima – e está disposta a não deixar nenhuma outra menina sofrer o mesmo.

Mariéme já viu a pior face do ser humano. Além da vida nos orfanatos, ela foi traficada para a França aos 14 anos, onde foi abusada sexualmente e precisou viver nas ruas. Sua sorte começou a mudar quando foi detida pela polícia francesa, aos 16 anos, e enviada a um centro de refugiados.

No local, a senegalesa aprendeu a ler e escrever (e se apaixonou pelos estudos!). Pouco tempo depois, já estava inscrita – e aceita – em um programa de intercâmbio para refugiados que a levaria a viver na Inglaterra. Chegando lá, aprendeu inglês, mas também trabalhou como faxineira, cozinheira e conseguiu um trabalho em um supermercado. Nas horas vagas, se dedicava a estudar programas como o Excel.

Graças à dedicação, ela conseguiu uma vaga para trabalhar preenchendo planilhas em um pequeno banco em Londres, onde ficou dois anos. De lá, foi para o HSBC, onde seu trabalho acabou gerando lucros de US$ 75 milhões ao banco – e, com uma comissão sobre esse valor, Mariéme estava pronta para mudar de vida de vez, como contou à Revista TRIP!

Daí pra frente se somaram outras oportunidades. A senegalesa trabalhou para a Oracle e chegou a fundar sua própria empresa de tecnologia, até que percebeu que poderia ir ainda mais longe. Ela não queria que nenhuma outra menina passasse pelos traumas que viveu durante a infância e a adolescência.

Assim surgiu, há 10 anos, o movimento I Am the Code, com o objetivo nada modesto de ensinar um milhão de meninas a programar até 2030. Um dos produtos criados pelo movimento é um kit que ensina programação em apenas cinco minutos. A atuação rendeu a Mariéme um título de Embaixadora da Tecnologia da ONU, seu primeiro e mais importante diploma.

Publicidade

Fotos: Reprodução Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele agiu rápido e salvou cachorro preso com coleira em elevador; veja vídeo