Debate

A inacreditável festa de 15 anos com “escravos” servindo a aniversariante

Kauê Vieira - 16/03/2018

Uma festa de debutante de 15 anos chocou as redes sociais. Realizada em Belém, no Pará, o evento tinha como tema Imperial Gardens, ou Jardim Imperial e pretendia retratar o período do Império, com roupas e utensílios usados na época.

Porém, a criatividade da cerimonialista Lorena Machado e da aniversariante, que é branca, foi além. No ensaio, ela apareceu por diversas veze sendo servida por pessoas negras caracterizadas como escravizados.

A festa de debutante tinha negros caracterizados como escravizados

Após a divulgação das imagens no Instagram, a garota recebeu uma enxurrada de comentários apontando uma atitude racista na composição das imagens. A repercussão foi grande e as imagens apagadas.

A responsável pelo cerimonial, Lorena Machado, emitiu uma nota negando intenção de ofender os negros e que a composição do cenário era pedido da família.

“Eu estava lá porque acompanho as produções das festas que sou contratada mas a ideia não foi minha. Isso é um pedido da família que foi discutido com a empresa que produz as festas temáticas. As festas de 15 anos são super produções hoje em dia, as meninas querem temas grandes, que geram produções imensas. Agora estão me atacando, estou recebendo ameaças. Vou esperar meu advogado para saber o que fazer”, disse.

Falando ao BuzzFeed, a mãe da jovem, Bianka Castilho, disse que o aniversário não era sobre a escravidão e comparou o conceito do ensaio aos de peças de teatro.

A empresa responsável pelo ensaio chegou a publicar uma nota pedindo perdão em sua página no Facebook, mas apagou o conteúdo logo em seguida alegando que ela foi publicada sem autorização. Leia o comunicado abaixo:

“Na data de ontem, 14.03.2018, o Cerimonial Lorena Machado acompanhado de seus parceiros de trabalho participaram de um ensaio fotográfico de um aniversário de 15 anos, cujo tema é Imperial Garden.

Após o término do ensaio e publicação de trechos dele, presenciamos a veiculação dessas imagens como uma reprodução do período escravocrata e forma de racismo.

Diante dos ocorridos, com total humildade, estamos vindo a público nos retratar e pedir PERDÃO.

Jamais foi nossa intenção fazer qualquer retratação que levasse a entender que a escravidão foi algo bom em nossa história. Tínhamos a única intenção de retratar o período histórico do Império que, infelizmente, tinha escravidão.

Mas, graças a outros olhares, percebemos que fomos infelizes nessa reprodução. Erramos, sim! E admitimos nosso erro. Como todo ser humano, estamos passíveis de erros e acertos. Desta vez erramos, e feio!

Pedimos perdão a todos os negros, negras, descendentes, pardos e pardas e a qualquer pessoa que tenha se sentido atingida por nossa publicação.

Não foi nossa intenção agredi-los ou ofendê-los, mas admitimos que fizemos. E viemos humildemente pedir o perdão de vocês.

Agradecemos os comentários feitos para que pudéssemos identificar e entender onde erramos, foi essencial para que crescêssemos.

No mais, pedimos perdão novamente e o Cerimonial Lorena Machado estará sempre aberto a críticas e elogios, pois eles que nos fazem crescer e amadurecer como seres humanos e profissionais.”

 

A atitude causou revolta nas redes sociais

 

A empresa publicou uma nota pedindo perdão, mas retirou na sequência

Publicidade

Fotos: foto 1 : Reprodução/Instagram/foto 2: Reprodução/Facebook/foto 3: Reprodução/Facebook


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Irmã de Paulo Gustavo se emociona ao falar de saudade