Debate

A origem nada legal da expressão ‘estar de chico’ para menstruar

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A expressão tá de chico?” é bastante comum entre os brasileiros e é usada para se referir ao ciclo menstrual das mulheres. Apesar de estar na boca do povo, poucas pessoas sabem seu real significado. Que aliás não é nada bom.

“Tá de Chico?”

Ao contrário do que se pensa, o uso da frase não faz alusão ao nome Francisco. Na verdade,  no português falado em Portugal, Chico é sinônimo de “porco”, daí o advento da palavra “chiqueiro”.

A menstruação é a conexão da mulher com o sagrado

Mas qual a conexão com a menstruação? A ligação vem de um época em que o período menstrual era considerado sujo e visto como um impedimento para as relações sexuais. Para compreender melhor, é só pensar em um mundo governado pela Igreja Católica, que entre outros dogmas enxerga a mulher como uma reprodutora.

Contrapondo esta interpretação preconceituosa e que ainda persiste em alguns setores da sociedade, o coletivo Tecelãs da Lua fez uma publicação exaltando os significados da menstruação.

NOSSA LUA INTERIOR, O SANGUE MAIS TABU QUE EXISTE

“O sangue menstrual é o único sangue produzido sem feridas, sem guerras e ainda assim é o mais indesejado. O sangrado é um momento muito importante de limpeza da mulher, tanto emocional, como do próprio útero e canal vaginal. O sangue regula o Ph e a flora do nosso jardim. Ao deixar escorrer livremente, estamos deixando ir todas as preocupações de um ciclo, é um momento de renovação e introspecção. Por que não escutar o próprio corpo e nos dar esses momentos de presente? Parar de cuidar do mundo e cuidar só de uma pessoa: nós mesmas.

Ainda temos muito que trabalhar para desmistificar e aceitar a nossa lua, o nosso sangrado que é sim, sagrado.”

"TÁ DE CHICO?""Não tem nenhum Francisco envolvido nisso. Chico, em português de Portugal, é sinônimo de “porco” – daí…

Posted by Tecelãs da Lua on Saturday, March 3, 2018

Publicidade Anuncie

Foto: Reprodução/Facebook


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Após Espanha, Nova Zelândia também cria impostos para turistas