Canais Especiais Hypeness
-
Orgulho LGBTQIA+
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Se hoje a ideia de um disco como uma obra em si, reunindo uma série de músicas em sequência como uma proposta específica e um retrato próprio do artista ou banda em questão caminha para a extinção, houve um tempo em que os discos eram obras importantes, que ofereciam significado e sentido para além dos eventuais sucessos contidos em seus repertórios. E não era possível pensar no sentido ofertado pelos discos sem falar em suas capas – verdadeiros complementos gráficos para as músicas reunidas. Uma capa poderia ser quase tão importante quanto as músicas, e incitar debates profundos e sentimentalidades especiais sobre um trabalho musical.
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles
Assim, para oferecer acesso a esses elemento fundamentais da história da música em geral, a enciclopédia musical MusicBrainz se juntou ao arquivo online Internet Archive para criar o projeto Cover Art Archive, um imenso arquivo de capas de disco digitalizadas dos últimos 50 anos. O projeto já possui mais de 800 mil imagens, que podem ser baixadas em diversos tamanhos. É possível enviar capas para o Cover Art Archive – os envios serão analisados pela comunidade do MusicBrainz.
Aladdin Sane, de David Bowie
Like a Virgin, de Madonna
O arquivo permite um mergulho profundo em algumas das mais icônicas imagens em todos os tempos, oferecendo também a imensa dimensão que a cultura pop e a indústria fonográfica possuem em nossa história e memória – afinal, como pensar a década de 1960 sem remeter, por exemplo, à capa do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, os anos 1970 sem pensar no raio sobre o rosto de Bowie na capa do Aladdin Sane, os anos 1980 sem Madonna vestida de noiva na capa de Like a Virgin, os anos 1990 e o bebê da capa de Nevermind, do Nirvana, e assim sucessivamente?
Nevermind, do Nirvana
As grandes capas de disco são como espelhos e símbolos de cada época, e daí a importância da manutenção de tal arquivo mundial. Estão lá também capas inesquecíveis da música brasileira, como do disco de 1979 (conhecido como Mania de Você) de Rita Lee, de Secos & Molhados, de 1973, do disco de 1976 de Cartola (na foto, ao lado de Dona Zica, sua mulher), a polêmica capa de Todos os Olhos, de Tom Zé, Índia, de Gal Costa, ou de Wave, do Tom Jobim, entre tantas outras – tantas mesmo.
Wave, de Tom Jobim
Cartola (1976)
Índia, de Gal Costa
Se você gosta de música e da história da música, você provavelmente gosta da importância que as artes das capas tiveram para tal história – e o projeto Cover Art Archive é um mar a se mergulhar.
Rita Lee (1979)
Todos os Olhos, de Tom Zé
Secos & Molhados (1973)
Publicidade
Amantes do jazz e das finas noites regadas a bons drinks podem comemorar. O Blue Note, casa referência do jazz em Nova...
Na cidade de Nijmegen, na Holanda, um espaço vem sendo palco da arte urbana desde os anos 70. É o Doornroosje, um...
Fica bem claro o papel social da arte, que consegue agregar os moradores de uma comunidade para, em conjunto,...
Com o uso da criatividade e muito bom humor, objetos simples do nosso cotidiano se transformam e atraem o nosso olhar...
O universo infantil é mágico, colorido e extremamente criativo. Durante este período de nossas vidas, monstros...
É difícil não reconhecer o traço detalhado e com uma forte pegada de pop art do artista Casey Weldon, de Seattle,...
Brunna Gonçalves falou sobre momentos que antecederam oficialização do relacionamento com Ludmilla. Em entrevista à...
Uma semana depois de completar oito anos da morte de Amy Winehouse, o ex-marido pede à família da cantora 1 milhão...
Já vimos e divulgamos algumas esculturas de areia que nos fazem ter vergonha dos castelinhos que nos acostumamos a...