Arte

Arquivo online com 800 mil imagens reúne capas de discos dos últimos 50 anos

por: Redação Hypeness

Se hoje a ideia de um disco como uma obra em si, reunindo uma série de músicas em sequência como uma proposta específica e um retrato próprio do artista ou banda em questão caminha para a extinção, houve um tempo em que os discos eram obras importantes, que ofereciam significado e sentido para além dos eventuais sucessos contidos em seus repertórios. E não era possível pensar no sentido ofertado pelos discos sem falar em suas capas – verdadeiros complementos gráficos para as músicas reunidas. Uma capa poderia ser quase tão importante quanto as músicas, e incitar debates profundos e sentimentalidades especiais sobre um trabalho musical.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles

Assim, para oferecer acesso a esses elemento fundamentais da história da música em geral, a enciclopédia musical MusicBrainz se juntou ao arquivo online Internet Archive para criar o projeto Cover Art Archive, um imenso arquivo de capas de disco digitalizadas dos últimos 50 anos. O projeto já possui mais de 800 mil imagens, que podem ser baixadas em diversos tamanhos. É possível enviar capas para o Cover Art Archive – os envios serão analisados pela comunidade do MusicBrainz.

Aladdin Sane, de David Bowie

Like a Virgin, de Madonna

O arquivo permite um mergulho profundo em algumas das mais icônicas imagens em todos os tempos, oferecendo também a imensa dimensão que a cultura pop e a indústria fonográfica possuem em nossa história e memória – afinal, como pensar a década de 1960 sem remeter, por exemplo, à capa do Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, os anos 1970 sem pensar no raio sobre o rosto de Bowie na capa do Aladdin Sane, os anos 1980 sem Madonna vestida de noiva na capa de Like a Virgin, os anos 1990 e o bebê da capa de Nevermind, do Nirvana, e assim sucessivamente?

Nevermind, do Nirvana

As grandes capas de disco são como espelhos e símbolos de cada época, e daí a importância da manutenção de tal arquivo mundial. Estão lá também capas inesquecíveis da música brasileira, como do disco de 1979 (conhecido como Mania de Você) de Rita Lee, de Secos & Molhados, de 1973, do disco de 1976 de Cartola (na foto, ao lado de Dona Zica, sua mulher), a polêmica capa de Todos os Olhos, de Tom Zé, Índia, de Gal Costa, ou de Wave, do Tom Jobim, entre tantas outras – tantas mesmo.

 

Wave, de Tom Jobim

Cartola (1976)

Índia, de Gal Costa

Se você gosta de música e da história da música, você provavelmente gosta da importância que as artes das capas tiveram para tal história – e o projeto Cover Art Archive é um mar a se mergulhar.

Rita Lee (1979)

Todos os Olhos, de Tom Zé

Secos & Molhados (1973)

 

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Por onde anda e como está a sósia mirim de Ana Paula Arósio