Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com turnê marcada para o Brasil, o grupo de Seattle, nos Estados Unidos, não deixou de expressar sua opinião sobre os atos de violência registrados no Rio de Janeiro e para isso fez uso das artes.
O cartaz para o show do Pearl Jam criticou a violência nas favelas cariocas
Para divulgar o show realizado no Estádio do Maracanã na última quarta-feira (21), o Pearl Jam apresentou ao público um post com críticas expressivas aos casos de homicídios e a militarização excessiva nas favelas cariocas. De autoria do artista Ravi Zupa, o desenho traz aves símbolos da fauna brasileira, o tucano, a arara e o bem-te-vi, portando fuzis, com uma favela ao fundo.
A imagem rendeu uma porção de elogios e também algumas críticas a banda. Fato é que a violência que toma conta do Brasil, especialmente do Rio de Janeiro e que entre outras pessoas vitimou recentemente a vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Gomes, executados a tiros no centro do Rio, ganhou proporções internacionais e não escapou do radar de um dos grupos mais relevantes da música.
“Essa obra é uma homenagem ao Rio de Janeiro, em particular às pessoas das favelas da cidade, que, apesar da desigualdade obscena, encontram formas de construir uma cidade nas encostas dos morros”, disse em entrevista ao UOL.
O artista explica ainda de onde veio a ideia para a produção do cartaz, “a inspiração para as aves veio das absurdas e não-naturais criações de Hyeronimus Bosch, no século 15. Eu me inspirei para os desenhos desse pôster em espécies nativas do Brasil (tucano, arara e bentevizinho-de-penacho-vermelho)”
Com a postura de protesto, o Pearl Jam dá combustível para o debate sobre a necessidade de personalidades das artes, música, cinema, etc, se posicionarem ou não sobre temas importantes para a sociedade.
Além do Rio de Janeiro, o grupo liderado por Eddie Vedder se apresenta em São Paulo, no Lollapalooza. Eddie Vedder realiza ainda três shows solos na capital paulista.
Publicidade
O ativista Paulo 'Galo' Lima, conhecido por organizar e promover as greves dos entregadores de aplicativo no ano...
Após invadir a transmissão de um telejornal para protestar contra o ataque à Ucrânia, a jornalista russa Marina...
O youtuber espanhol conhecido como ReSet, 21 anos, foi condenado a 15 meses de prisão após dar um biscoito Oreo...
A Vale age rapidamente para se eximir da responsabilidade pelo desastre provocado com o rompimento de uma barragem no...
A polarização no Brasil está tão grande, que nem o Papa Francisco escapou do debate político. O pontífice está...
Um desembargador, acompanhado do cantor Leonardo, protagonizou uma cena de machismo que circulou pelas redes sociais....
As pessoas vivem pedindo coerência dos artistas. Parece que a atitude de Pablo Vittar de romper com uma marca que...
Os sete jovens que denunciaram uma sessão de tortura dentro de um quartel do Exército no Rio em agosto de 2018...
Diferentemente daquilo que o capitalismo costuma nos fazer pensar, nosso caráter não é definido pelo que compramos,...