Arte

Artista substitui homens e mulheres brancos por mulheres negras em obras de arte clássicas

por: Redação Hypeness

Representatividade e desigualdade podem ser conceitos complexos no papel, mas na prática, na vida real de quem não se sente representado ou percebe na própria pele a desigualdade, essas são verdades objetivas e diretas – e, mesmo que possam ser difíceis de serem resolvidas, são fáceis de serem percebidas. Basta pensar: quantas grandes obras de arte da história da humanidade trazem a imagem de pessoas negras? Para ilustrar e combater tal questão a artista afro-cubana Harmonia Rosales decidiu ir direto ao ponto, e recriar grandes pinturas de nossas história, substituindo os homens brancos representados por mulheres negras.

Harmonia e sua ‘mulher’ vitruviana, recriação de desenho de Leonardo da Vinci

Sua mais famosa recriação – todas pintada à mão por Harmonia, que é uma artista autodidata hoje residente em Chicago, nos EUA – é inspirada na célebre pintura “A Criação de Adão”, de Michelangelo. Na versão da artista, porém, Deus e Adão não são brancos e loiros, como criou Michelangelo, mas sim duas mulheres negras. “Quando você pensa que toda vida humana veio da África, o Jardim do Éden e tudo mais, então faz sentido pintar Deus como uma mulher negra, espalhando a vida à sua imagem e semelhança”, ela diz, fazendo todo sentido.

Seu objetivo, com seu trabalho, é direto e reto: Harmonia pinta para que garotas negras possam reconhecer sua própria imagem nas telas. “Quero que minha filha cresça orgulhosa de seu cabelo, sua pele marrom, para que ela se identifique como uma mulher de cor, uma mulher de valor”.

Trata-se, portanto, do entendimento que a representatividade e o empoderamento são lutas que acontecem em todos os campos – e o campo da luta de Harmonia é a arte. “A arte é minha arma na batalha contra a indiferença e a inércia. Ela forma a base da resistência”.

Publicidade

© fotos: Harmonia Rosales/divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Rock in Rio 2019 é marcado por diversidade e variedade nos gêneros musicais