Arte

Artistas mexicanos e norte-americanos se unem na fronteira para criar mega-mural de graffiti

por: Redação Hypeness

Esperava-se que a fronteira entre os Estados Unidos e o México se transformasse em mais um campo de batalha em um mundo repleto de guerras.

Isso em função da agressividade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que desde os primeiros momentos de sua campanha à Casa Branca colocou os imigrantes, em especial os mexicanos, como um de seus principais inimigos.

Em comícios espalhados por todos o país, o então candidato do partido republicano prometeu inclusive a construção de um muro para impedir a entrada de cidadãos mexicanos pela fronteira.

“Eles não estão nos enviando as suas melhores pessoas. E são pessoas provenientes de outros países, não só do México. Temos traficantes de drogas vindos de outros países, temos estupradores, temos assassinos. Você acha que eles vão nos enviar suas melhores pessoas? A resposta é não.”

O ‘Mural da Irmandade’ já reuniu mais e 2 mil artistas

Enquanto a medida, vista por muitos como xenofóbica e preconceituosa não é aplicada, artistas mexicanos e norte-americanos se uniram para criar um mega-mural com grafites por mais de dois quilômetros.

Os desenhos foram pensados para celebrar a paz e a união entre as duas nações. Liderado por Enrique Chiu, nascido no México e criado nos Estados Unidos, o esforço além de propagar o respeito, tem como objetivo constar no Livro dos Recordes e se transformar em uma das maiores respostas ao pensamento nacionalista e as políticas anti-imigração defendidas por Trump.

Donald Trump é criticado pela política anti-imigração

O Mural da Irmandade foi lançado em dezembro passado e já contou com a participação de mais de 2.600 voluntários e a expectativa é que ele cruze as cidades de Tijuana, Mexicali, Cuidad Juarez, Naco e Reynosa.

 

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Artista nigeriano inova pintando retratos de pessoas se libertando do plástico