Inspiração

Biblioteca em SP e mais 5 iniciativas brasileiras são finalistas de prêmio da Feira do Livro de Londres

por: Joao Rabay

Publicidade Anuncie

Em 2010, numa parte do terreno onde ficava instalado o presídio do Carandiru, em na capital paulista, foi inaugurada a Biblioteca de São Paulo, ou BSP. Oito anos depois, a BSP está entre as quatro finalistas de um prêmio que celebra grandes iniciativas ligadas à literatura, incluindo a escola da melhor biblioteca do mundo.

A iniciativa é uma parceria da UK Publishers Association (Associação de Editoras do Reino Unido) com a Feira do Livro de Londres. A BSP está concorrendo na categoria Biblioteca do Ano, junto com a Biblo Tøyen, da Noruega, a Dokk1, da Dinamarca, e a Biblioteca Nacional da Letônia.

A Biblioteca de São Paulo é pública, e tem por objetivo incentivar e promover o gosto pela leitura e a inclusão social através do hábito. Ocupando uma área de 4.257 metros quadrados, conta com livros tradicionais, além de audiolivros e livros em braile, CDs, DVDs e jogos.

Há também mais de 90 computadores para acesso gratuito, na tentativa de mostrar como a leitura e o mundo digital podem se conectar. A acessibilidade é um destaque, com mobiliários para cadeirantes e equipamentos para auxiliar a leitura de deficientes visuais.

Em 2017, a Biblioteca foi frequentada por mais de 290 mil pessoas, tendo mais de 27 mil sócios ativos e ultrapassando os 43 mil itens no acervo, que é constantemente atualizado (inclusive seguindo sugestões dos sócios). Além disso, foram realizadas mais de mil ações culturais no ano.

Material em braile inclui os deficientes visuais na prática da leitura

O prêmio será entregue no dia 10 de abril, durante a Feira do Livro de Londres. Há mais quatro iniciativas brasileiras entre as finalistas, dentro de um total de 17 categorias: Editora Atheneu (Prêmio de Editores Acadêmicos e Profissionais), Ubook.com (Editora de Audiobooks do Ano), a Fundação Dorina Nowill para Cegos (Prêmio de Excelência Internacional para Livros Acessíveis) e a TAG Experiências Literárias (Prêmio Quantum de Inovação Editorial).

Lente de aumento digital, utilizada por pessoas com baixa visão

Publicidade Anuncie

Fotos: Divulgação/BSP


Joao Rabay
Gosta de ler boas histórias para aliviar a mente no meio de tantas notícias ruins. Ainda acredita que elas podem inspirar boas mudanças e fica feliz quando pode contá-las.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Foto com cachorro consolando ‘amigo’ que está no veterinário viraliza