Debate

Blogueira levanta controvérsia com fotos de pet submetido a alimentação vegana

por: Redação Hypeness

A catalã Sonia Sae mantém um canal no Youtube e uma página no Facebook em que trata do veganismo. Seu nome ganhou atenção na internet nos últimos dias por outro motivo: uma enxurrada de críticas ao fato de ela alimentar Jumanji, seu feneco de estimação, com uma dieta vegana.

Isso porque os fenecos, também conhecidos como raposas-do-deserto, são carnívoros, tendo a proteína animal como base alimentar. De acordo com especialistas, 90% de tudo que eles comem na natureza são outros animais – minhocas, ratos, ovos e insetos. Mas Jumanji come apenas uma ração vegana para gatos da marca Ami.

“Como ele costumava ser” – screenshot de foto antiga de Jumanji

A condição de saúde de Jumanji chamou a atenção de diversas pessoas nas redes sociais. Eles perceberam que o animal sofre com queda de pelos, parece estar abaixo do peso e parece se movimentar de forma letárgica quando comparado com outros fenecos. Além disso, Sonia Sae teria admitido que ele é cego de um olho, o que poderia estar relacionado à falta de taurina, um aminoácido que a dieta de Jumanji não forneceria (mesmo com a taurina sintetizada da ração para gatos).

Por outro lado, Sonia se defende argumentando que a perda de pelos se deve a uma alergia do animal, e que seu peso está controlado – a aparência muito magra se deveria à impressão causada pela falta dos pelos.

Autoridades que trabalham com a proteção de animais na Espanha foram contatados e disseram conhecer a situação, mas não têm amparo legal para intervir. A dieta vegana a longo prazo pode favorecer o desenvolvimento de problemas no fígado, coração e ossos do animal.

Após as controvérsias, Sonia apagou as fotos recentes de Jumanji no Facebook e no Instagram, além de, neste último, ter tornado o perfil privado, o que impede pessoas que não a seguiam de ver as publicações.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Sonia Sae


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Vendedor de açaí que desmaiou após apanhar de PMs vai responder por dano ao patrimônio