Coelho, bombons, surpresas e chocolate, muitos chocolates. A Páscoa é aguardada com ansiedade pelas crianças. Contudo, para um grupo de jovens estudantes da rede municipal de ensino de Duque de Caxias, a data se transformou em uma grande decepção.
“Fiquei triste porque minha filha chegou em casa com os olhos cheios de lágrimas. Ela achou que ganharia pelo menos dois bombons”, contou ao G1 a mãe de uma aluna do Colégio Municipal Paulo Freire.

Coelinho da Páscoa, o que trazes pra mim? Cenouras?
A polêmica se instaurou quando, uma semana antes da Páscoa, os alunos matriculados na rede municipal receberam duas cenouras e uma receita de bolo.
Repleta de crianças amantes de chocolates, mas com muitas sem a menor condição de pagarem por ovos que custam pelo menos R$ 40 reais, a atitude da escola foi recebida com bastante tristeza, isso porque acabou com qualquer expectativa dos pequenos de ganharem pelo menos um mísero bombom como lembrança do período festivo.
A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias se justificou por meio de nota dizendo que a distribuição das cenouras se deu pela compra excessiva do legume.
Mas, aparentemente a posição da secretaria não convenceu os professores, que por meio do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação criticaram o desperdício.
“Para um município que ainda não concluiu a folha de pagamento de fevereiro, pagou apenas 30% dos aposentados, não tem uma previsão para o pagamento do 13º salário e tem cooperativados com salários em atraso, desperdiçar recursos comprando alimentos em excesso é uma irresponsabilidade”.