Debate

Brasil terá novas placas com chip seguindo padrão do Mercosul

Redação Hypeness - 08/03/2018

Em um prazo de cinco anos, toda a frota brasileira terá que trocar as atuais placas de identificação dos veículos por um modelo que segue os padrões do Mercosul.

A contagem regressiva se inicia daqui a seis meses e num primeiro momento atinge os carros zero quilômetro e os que passarem por transferência de município, propriedade ou se houver a necessidade de substituição das placas. No caso dos veículos usados, o período vai até 31 de dezembro de 2023.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Detran), a alteração vai usar a tecnologia para modernizar o controle da frota brasileira, isso porque a nova placa possui dispositivos contra falsificação, por exemplo.

A previsão é que em cinco anos toda a frota esteja com o novo emplacamento

Em sintonia com os outros países membros do Mercosul, a nova placa tem uma tarja azul, a bandeira do Brasil, além de um nova configuração, com mais letras do que números. Por fim, um chip e um código facilitam a identificação de veículos roubados ou clonados nos países do bloco.

Para a reconfiguração de toda a frota, a expectativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é que sejam gastos cerca de 18 bilhões de reais, sendo que cada unidade deve custar entre 120 R$ 200.

Como será?

1.Mais letras e menos números

Agora, ao invés de três letras e quatro números, as novas placas vão ter quatro letras e três números, podendo estar embaralhados, como acontece na Europa.

2- Novas cores

O cinza sai de cena e quem entra é o branco. Cor de fundo obrigatória das novas placas. O que pode variar é a cor da fonte, para os veículos de passeio, cor preta, carros comerciais vão de vermelho, carros oficiais, azul, os em teste verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado.

3- Estado e cidade com nome e brasão

O nome do país vai ficar na parte de cima da patente, sobre uma barra azul. Já o nome da cidade e do estado se acomodam na lateral direita, ao lado dos respectivos brasões.

4- Tamanho

Nada muda. As medidas seguem em 40 cm de comprimento e 13 cm de largura.

5- Contra falsificações

Para espantar os falsificadores, foram criadas marcas d’água com o nome do país e do Mercosul. Aqui no Brasil, a palavra conta com uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional com a identificação do fabricante, data de fabricação e número serial da placa.

O tamanho da nova placa segue o mesmo

Publicidade

Fotos: Divulgação/Ministério das Cidades


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.