Cientistas da NASA estão se preparando para colisão com asteroide gigante no próximo século

por: Kauê Vieira

A maioria ou nenhum de nós estará por aqui no próximo século, mas isso não nos impede de noticiar o fato de que cientistas já estão se preparando para a colisão entre o planeta Terra e um asteroide gigantesco daqui pouco mais de 100 anos.

A descoberta foi feita por uma nave espacial da NASA, a OSIRIS-REx, que avistou Bennu transitando em uma órbita bem próxima da nossa, alertando para um possível choque com a Terra por volta do ano de 2134.

Do tamanho de um pequeno vilarejo, Bannu mobilizou cientistas e engenheiros da agência espacial norte-americana, que agora somam suas inteligências para o desenvolvimento de dois planos de defesa.

Para deter o asteroide, a NASA pode usar armas nucleares

Aqui pra nós, as táticas não são as mais agradáveis, já que enviar uma nave espacial para colidir com o asteroide ou bombardeá-lo com uma arma nuclear não são os melhores cenários do mundo.

“As duas medidas mais efetivas seriam o uso de uma nave espacial ou explosivo nuclear para desviar ou frear a colisão do objeto com a Terra”, explicaram os autores do estudo publicado no jornal especializado Acta Astronautica.

A agência espacial pode usar uma nave espacial de cerca de 800 milhões de dólares

Na publicação, os membros da NASA revelaram ainda a possibilidade da criação de uma missão espacial, Resposta Emergencial Hiperveloz para a Mitigação de Asteroide (HAMMER, em inglês). Os dois planos devem ser discutidos em uma conferência no mês de abril, no Japão.

Fotos: Unsplash

Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Cientistas criam adesivo que regenera pele de diabéticos e evita amputação