Inspiração

Como uma mulher nascida em 1815 se tornou a primeira programadora da história

por: Redação Hypeness

É só entrar em uma empresa de tecnologia para notar a predominância masculina no setor. As mulheres são apenas 10% dos profissionais de TI, como aponta uma pesquisa apresentada durante o evento Woman in Tech.

Porém, as coisas nem sempre foram assim. Sem a participação feminina, provavelmente a internet seria bem diferente de como a conhecemos hoje.

Uma mulher em especial teve importância fundamental nessa história. Nascida em 1815, Ada Lovelace pode ser considerada a primeira programadora do mundo.

Foto via

Filha de Lord Byron, Ada não ficou tão conhecida quanto seu progenitor, embora suas criações sejam certamente mais reconhecidas hoje em dia do que a obra do poeta. A paixão pelos números veio de sua mãe, que decidiu ensinar à menina matemática desde cedo, para que ela não desenvolvesse as mesmas tendências românticas que o pai, de quem se divorciou, segundo conta uma reportagem do Business Insider.

Foto via

Com esse conhecimento adquirido em casa, Ada foi se aprofundando em temas relacionados à matemática e às ciências exatas, aprendendo mais sobre estes assuntos de forma autodidata. Mesmo antes de que os computadores existissem, ela foi capaz de desenvolver o equivalente ao primeiro algorítimo da história!

Embora suas criações tenham sido pouco reconhecidas na época, seu trabalho foi redescoberto por cientistas nos anos 50, quando a era da computação começou a dar seus primeiros passos. Quando perceberam todo o potencial de Ada, seus escritos, que previam exatamente o funcionamento dos computadores da época, foram republicados em 1953, sendo a primeira descrição do que hoje conhecemos como um software – mesmo que o computador só fosse ser criado muitos anos após sua morte.

Publicidade

Fotos: Domínio Público


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filhote de seis patas abandonado é adotado por adolescente e batizado de canguru