Debate

Contra a solidão, idosas japonesas estão cometendo crimes para viverem na prisão

Redação Hypeness - 23/03/2018

A solidão é um problema crônico no Japão. O isolamento dentro das grandes metrópoles que significam o imenso crescimento econômico atravessado pelo país desde a segunda metade do século 20 parece não distinguir entre idade para assolar aos japoneses hoje, e uma matéria da revista Bloomberg apontou um estranho e melancólico fenômeno que vem acontecendo entre a terceira idade, em especial mulheres, no país: uma em cada cinco presas no Japão é idosa – e o motivo apontado pela revista para tal fenômeno é a solidão.

Segundo consta, essas senhoras escolhem cometer pequenos delitos para serem condenadas e conseguirem, assim, escapar tanto de familiares abusivos, da pobreza ou simplesmente do sentimento de solidão propriamente. Estima-se que seis milhões de idosos vivam sozinhos no país. A grande maioria é presa por furto, e muitas o fazem por não desejarem se sentir como um fardo para os familiares. Outras juntam tal desejo à falta de dinheiro concreta, e roubam para poderem se alimentar – algumas são presas pela primeira vez em idades realmente avançadas, entre 80 e 90 anos.

Por conta de tal fenômeno, os custos médicos entre as presas vem aumentando consideravelmente – cerca de 80% nos últimos 20 anos. Trata-se do país com a população mais idosa do mundo, com cerca de 27% de pessoas com mais de 65 anos entre os 127 milhões de habitantes.

A promotoria do país vem oferecendo cuidados especiais e programas sociais a fim de assegurar a qualidade de vida dessa população – não há, no entanto, ação que não seja o contato humano, especialmente entre entes ou amigos amados, que dê conta da solidão.

 

Publicidade

© fotos: Shiho Fukada/Bloomberg


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Presidente da Anvisa se arrepende de ato sem máscara ao lado de Bolsonaro