Ciência

Cortar carboidratos da dieta pode combater doenças no fígado

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Diminuir os carboidratos da dieta é mais do que uma moda sobre o consumo de glúten ou dietas para emagrecer. Um estudo publicado recentemente pela revista online Cell Metabolism, conceituado periódico sobre pesquisas científicas, mostra que uma dieta restrita em carboidratos melhorara o metabolismo e combater doenças do fígado.

Uma equipe de pesquisa na Suécia examinou os efeitos do consumo reduzido de carboidratos – sem uma redução complementar na ingestão de calorias – colocando 10 indivíduos com obesidade e alta gordura hepática em uma dieta restrita de duas semanas. O estudo, que envolveu o centro de pesquisa SciLifeLab do Instituto de Tecnologia KTH, combinou análise de dados clínicos para determinar as mudanças no metabolismo e nas bactérias intestinais dos participantes.

O consumo reduzido de carboidratos pode ser positivo para a saúde

O consumo reduzido de carboidratos pode ser positivo para a saúde

Assim, os cientistas identificaram por que os sujeitos apresentaram reduções “rápidas e dramáticas” da gordura do fígado, além de diminuir as chances de doenças cardiometabólicas – como diabetes, hipertensão e obesidade.

“Conseguimos mostrar que uma dieta isocalórica (ou seja, onde várias refeições têm a mesma quantidade de calorias), com diminuição de carboidrato e aumento da ingestão de proteínas é capaz de promover inúmeros benefícios metabólicos em humanos obesos com esteatose”, afirmou Adil Mardinoglu, pesquisador do KTH.

Os carboidratos podem ser encontrados em pães, massas, doces, biscoitos, arroz, entre outros

Os carboidratos podem ser encontrados em pães, massas, doces, biscoitos, arroz, entre outros

Segundo o estudo, as dietas com níveis reduzidos de carboidratos reduzem a inflamação no organismo e favorecem  o aumento do nível de vitamina B9, responsável por fortalecer o sistema imunológico. Esta vantagem está relacionada diretamente com aumento da capacidade do fígado em metabolizar e não acumular gorduras

Vale lembrar que cada pessoa tem necessidade de um tipo de dieta diferente e que qualquer mudança dramática na alimentação deve ser acompanhada por médicos especialistas.

Publicidade

Foto: traaf


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Extrato de jabuticaba criado na Unicamp vira remédio para diabete e colesterol