Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Em uma cidade com um vasto passado cultural como Olinda, em Pernambuco, a arquitetura em seus detalhes e elementos decorativos podem contar e significar parte importante da história e da memória da cidade. Em Olinda especialmente as características arquitetônicas de tal forma narram e simbolizam elementos e forças locais que o centro histórico hoje é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e reconhecido como Patrimônio Mundial Cultural pela Unesco. Foi nesse rico cenário que a designer gráfica Renata Paes cresceu, e é essa identidade gráfica arquitetônica que ela quis preservar em seu mais recente trabalho.
Filha de um arquiteto preservacionista, Renata desde pequena costumava caminhar com o pai pela cidade, reparando em ladrilhos, azulejos, cobogós, gradis e tantos outros detalhes que compõem a impactante arquitetura olindense. “Quando tive que escolher meu trabalho de conclusão de curso, percebi quanto essa memória gráfica permeava minha infância”, ela disse. O catálogo Memória Gráfica da Arquitetura de Olinda, lançado em 2017, é o resultado de sua pesquisa, mas também dessa vida de caminhadas e observações pelo centro histórico, traduzida em um registro fotográfico dessa identidade arquitetônica de sua cidade.
A pesquisa de Renata não se deu somente caminhando pela ruas, mas também entrando nas casas, conversando com as pessoas, recebendo indicações e ouvindo histórias – vivendo na prática o que ela própria já sentia: a relação entre o design e o afeto, a relação entre as pessoas, suas casas e sua cidade. Os detalhes e objetos arquitetônicos remetiam a lembranças, sonhos, a passados que já não existem mais – à própria história das pessoas e, assim, de Olinda.
Para Renata, o catálogo se tornou, portanto, não só um registro fotográfico e visual, mas também um levante da própria importância de um patrimônio cultural. A história de uma cidade está também inscrita nos adornos, portões, gradis e cobogós de suas casas – e agora em seu catálogo. Memória Gráfica da Arquitetura de Olinda está disponível na plataforma Cidades Educadoras, e também na memória e nos corações dos moradores da cidade.
Publicidade
Você sabe que aqui no Hypeness não rola esses posts fofura. Mas esse eu realmente achei bacana, se tivesse um gato,...
Tem dias que a gente adoraria poder ficar numa bolha, não é? Para esses momentos, o Cocoon Concept foi pensado. É um...
O Click and Grow é um vaso eletrônico, praticamente uma babá de plantas. Não é necessário que a pessoa se...
Bem bacana a solução para os visitantes desse prédio em München, Alemanha usarem menos o elevador. Ela criou...
Até que enfim alguém criou essa tomada com entradas USB, para você carregar gadgets sem precisar da tomada.
Muito style os móveis do designer Mutza, projeto chamado de Tangerina. Fonte
Very cool essas canecas criadas pelo designer Peter Ibruegger.
Uma casa limpa e sem muitas questões a resolver é o desejo de qualquer pessoa que procura um imóvel. Mas os donos de...
Alguma vez você já sentiu que sua vida era uma mentira? Caelie Wilkes conheceu essa sensação ao descobrir que a...