Arte

Edital vai pagar R$ 1,3 milhão a cineasta que fizer filme sobre inclusão

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

Lançado no último 21 de março, Dia Mundial da Síndrome de Down, o 2o Edital Videocamp de Filmes lança um desafio: a realização de um filme sobre educação e inclusão. Acreditando no “poder do cinema para transformar realidades”, o edital premiará um único filme “crucial na desconstrução de barreiras (…) atento às relações interpessoais que valorizem a diversidade”.

O filme premiado receberá um patrocínio de até 400 mil dólares (1,3 milhão de reais) – trata-se do maior patrocínio para filmes de impacto do mundo.

Segundo o texto do edital, que traz como tema “Educação Inclusiva”, o filme selecionado precisa ser um trabalho criativo, curioso e sensível, trazendo o olhar do realizador na realização audiovisual mirando os objetivos citados. “Um filme que amplie a percepção social sobre os impactos positivos para todos os estudantes, com e sem deficiência, de uma educação sob a ótica dos valores da cidadania e de uma convivência comunitária rica em sua diversidade”.

As inscrições vão até 21 de junho, e podem contemplar filmes de animação, ficção ou documentário. Os candidatos devem ter 18 anos ou mais, possuir os direitos exclusivos sobre a obra, controle artístico, orçamentário e editorial, além de possuir autoridade para se inscrever.

Cinco finalistas serão anunciados em 1o de setembro, e o projeto selecionado será anunciado em 21 de setembro. A liberdade criativa e o suporte da Viodeocamp estão garantidos, e o longa passará a fazer parte do catálogo gratuito da Videocamp de filmes de impacto social, que já realizou mais de 19 mil exibições em mais de 90 países.

Cena do filme “Colegas”

Para maiores detalhes ou para aceitar esse nobre desafio e inscrever seu projeto, acesse o site do edital.

Publicidade

© fotos: reprodução/divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
25 eventos LGBT, juninos e musicais para celebrar a diversidade no feriado