Arte

Ela sofreu um infarto e começou a fazer pinturas que vão bugar sua mente

por: Redação Hypeness

A artista canadense Alex Garant, natural do Quebec, viveu uma história que mudou completamente o curso de sua vida. Ela faz faculdade de arte, mas o mundo corporativo e as obrigações do dia-a-dia a fizeram se afastar da carreira. Foi quando, em 2012, com 30 anos, ela sofreu um infarto. “Enquanto caminhava dentro do hospital, sabia que precisava focar minha vida na arte”, disse em depoimento publicado no Bored Panda.

Esta tragédia fez com que Alex compreendesse que a única coisa que tem valor real é o tempo que temos no planeta. “Eu precisava trabalhar com a minha arte, trabalhar com o meu legado e, mais do que nunca, precisava expressar esta nova energia através das imagens”, conta.

Depois de semanas de repouso na cama, ela finalmente fez uma imersão em seu estúdio, focando em um novo corpo de trabalhos que representassem seu renascimento. Alex passou a criar retratos totalmente analógicos com ilusão de ótica. “Era uma técnica que experimentei na escola de arte, mas nunca abracei completamente – até agora”. Ela se comprometeu com o estilo, criando uma marca registrada que lhe rendeu o título informal de “rainha dos olhos múltiplos”.

Desde então, a artista nunca parou de explorar novas formas de trazer imagens vibrantes para seus retratos. Elementos duplicados, formas sobrepostas e características faciais multiplicadas estão sempre presentes em suas obras. “Eu tento manter meu trabalho elegante e clássico, mas minha parte preferida é quando as pessoas veem as pinturas pela primeira vez, especialmente nas paredes de uma galeria”, conta. Algumas pessoas sentem tontura, outras nauseas, algumas ficam perturbadas e outras cativadas.

Para Alex, a única coisa que importa é que realmente sintam algo quando olharem para suas obras. Os quadros devem criar uma perturbação, trazer uma experiência diferente de apenas olhar uma obra linda. “Eu espero que as pessoas vejam meu legado como a artista que fez as pessoas pararem e olharem de uma forma diferente para a arte. Estranhamento é bom, o esquisito é belo, a inquietude é cativante”.

Alex Garant estudou no Quebec e já teve seu trabalho exposto em museus por todo o mundo. Hoje vive em Toronto, no Canada.

Conheça mais sobre seu trabalho nas imagens abaixo e pelo site oficial.

Publicidade

Reprodução/Alex Garant


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Sucesso nos anos 80 e 90, ‘He-Man’ ganhará remake na Netflix