Fotografia

Ele desconstruiu e fotografou suas receitas favoritas para incentivar reflexão sobre o que consumimos

por: Mari Dutra

Algumas vezes parece que nossos pratos preferidos já nasceram prontos. Vivemos tão longe de uma cultura gastronômica que sequer pensamos sobre cada etapa necessária para que um alimento fique pronto.

Guacamole

Interessada nesse processo, a fotógrafa​ Marina Ekroos decidiu “desconstruir” seus pratos preferidos em uma série de fotos que mostra como eles são feitos. O objetivo é simples: refletir sobre aquilo que comemos.

Pasta de berinjela

A série gerou 62 fotografias no total. Todas as receitas foram feitas e fotografadas pela própria Marina, que precisou aprender a cozinhar cada prato. Outro detalhe importante foi a preferência por clicar as imagens em uma composição única e não em um passo-a-passo como é comum em livros e sites de receitas.

Sopa de frango

Preocupada com o desperdício que é comum em ensaios de fotografia de comida, Marina se certificou de que todos os alimentos usados nas fotos fossem consumidos. Os pratos foram compartilhados com vizinhos e amigos, segundo contou em um artigo escrito para o Bored Panda.

Quiche Lorraine

Quando a série Visual Recipes começou, em 2009, com a foto dos cinnamon rolls (uma espécie de pãozinho de canela, retratado na imagem abaixo), Marina não podia imaginar o que estava por vir. Com o tempo, o projeto virou um livro, publicado na Finlândia, em 2012, e em Taiwan, em 2016.

Cinnamon rolls

Nesta página, você confere algumas das melhores imagens clicadas por ela, que são um verdadeiro convite a refletir sobre aquilo que comemos.

Sopa de cogumelos

Grav de peixe branco (prato escandinavo)

Biff à la Lindström (prato sueco)

Bolo de banana

Mingau de frutos silvestres

Homus

Crème brûlée

Sima (bebida finlandesa)

Sopa de urtiga

Bolinhos recheados de geleia

Xarope de pinho

Massa com rabanete

Quesadillas

Biscoito de geleia

Kissel de ruibarbo (preparação típica da finlândia)

Publicidade

Foto ​© Marina Ekroos


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Projeto fotográfico retrata beijos para celebrar o amor e a diversidade