Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
As regras de uso do Facebook e o combate à nudez promovido pela empresa voltaram a chamar atenção depois de a rede social censurar a obra de arte “A Liberdade guiando o povo“, do francês Eugène Delacroix, famosa por representar a chamada Revolução de Julho. O grande problema é o fato de os mamilos da personagem estarem expostos.
Eugène Delacroix – La Liberté guidant le peuple (Foto: Wikimedia Commons)
O Facebook chegou a emitir um comunicado admitindo que errou ao fazer a censura da tela, utilizada em uma campanha publicitária francesa. Vale ressaltar que não se tratou apenas de uma ação automática dos algoritmos do Facebook, mas algo reforçado pela equipe da rede.
O comunicado não foi o bastante para evitar as críticas ao combate aos mamilos, prática recorrente não apenas no Facebook, mas também no Instagram, também controlado pela empresa de Mark Zuckerberg. Muita gente questiona por que a rede social se preocupa tanto em combater os mamilos enquanto discursos de ódio frequentemente são espalhados sem grandes problemas.
Não foi a primeira vez em que o Facebook censurou obras de arte enquadrando-os como conteúdo pornográfico. Confira outros casos:
Vênus de Willendorf (Foto: Museu de História Natural de Viena)
No início de março, o Facebook já havia se desculpado publicamente depois de censurar uma imagem da estátua pré-histórica Vênus de Willendorf. Postada pela artista italiana Laura Ghianda, a imagem foi apagada meses depois de ser publicada e ter relativa repercussão.
Atraindo a atenção de turistas que visitam Bolonha, na Itália, há incontáveis anos, a estátua do deus grego do mar colocada na Piazza del Nettuno fez com que uma escritora e historiadora da arte italiana também tivesse seu post apagado na rede social.
“O uso da imagem não foi aprovada porque ela viola as regras do Facebook. Ela apresenta conteúdo que é explicitamente sexual e mostra um grau elevado do corpo, concentrando-se desnecessariamente em certas partes do corpo”, justificou o Facebook.
Hércules foi outro ser da mitologia grega que acionou os dispositivos de censura no Facebook. O departamento de turismo da cidade de Kassel, na Alemanha, havia publicado uma foto da estátua em uma galeria com pontos locais famosos, mas teve o trabalho removido da rede social por causa da nudez.
Foto: Odd Andersen
Mais uma estátua famosa que não passou pelo crivo da censura do Facebook: A imagem da Pequena Sereia, instalada em Copenhague, Dinamarca, há mais de um século, fez com que o post de uma antiga ministra da agricultura do país fosse apagado da rede social.
A fotografia ilustrava um post que Mette Gjerskov havia escrito em um blog. Depois de ter a publicação apagada, a política classificou a decisão como ‘cômica’, e até o Facebook parece ter concordado, já que reativou a publicação.
Gustave Courbet – L’Origine du monde (Foto: Wikimedia Commons)
O quadro do francês Gustave Courbet que retrata uma vagina é controverso desde que foi pintado, em 1866. A obra só foi exibida publicamente em 1995, no Museu de Orsay, em Paris.
Um professor francês tentou publicá-la no Facebook em 2011, mas teve não só o post, como a conta, apagados. Ele até processou a rede social por causa disso, e a sentença saiu em 2018. Apesar de considerar que a empresa errou ao remover a conta do usuário, a Justiça francesa determinou que não havia motivos para condenar o Facebook ao pagamento de qualquer indenização.
Publicidade
A atriz e apresentadora Antonia Fontenelle irá responder por xenofobia após usar os termos 'paraíba' e 'paraibada'...
Era uma noite especial para o estudante de relações internacionais David Reginaldo de Paula Silva, que depois de...
Quando me deparei com o novo desafio que o Hypeness me propôs, adivinhem qual foi minha reação? “Preconceituosa,...
A 2ª Vara Cível de Olinda decidiu que Danilo Gentili terá que pagar R$ 200 mil de indenização à enfermeira...
Pela primeira vez desde 1995, o Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp) do Rio de Janeiro diagnosticou um caso...
Era para a denúncia ter acontecido há um ano atrás, quando acendiam-se os debates sobre assédio em comunidades...
Desde a virada do século XIX para o século XX, com o surgimento das vanguardas artísticas e a afirmação do que...
Nem toda heroína usa uma capa! Nesse caso, a heroína carregou uma sacolinha para colocar os vibradores que roubou...
Anitta revelou que se tornou vegana. A confirmação veio por meio de um comentário no Instagram da cantora, que...