Arte

Experiência de realidade virtual coloca deficientes visuais ‘dentro’ de obras de arte

por: Redação Hypeness

As ideias de acessibilidade não são somente simbólicas, pelo contrário: trata-se de permitir que pessoas diversas tenham direito a experiências e mesmo prazeres que o resto das pessoas possui como algo natural. E uma dessas experiências de base é a possibilidade de vivenciar a arte. Em um mundo com mais de 250 milhões de pessoas com deficiência visual, oferecer a experiência da arte para tais pessoas pode ser uma imensa transformação.

E é isso de que se trata o Touching Masterpieces, ou tocando obras-primas: uma experiência em realidade virtual para cegos. Através de luvas que vibram e de um software que determina as dimensões exatas de, por exemplo, uma estátua, a lógica da realidade aumentada permite que uma pessoa cega “encoste” e “sinta” as formas da obra.

Como, em museus, não é permitido tocar as obras, a vivência da arte para um deficiente visual era, até então, exclusivamente pelas palavras – e sabemos bem como as palavras não dão conta das sentimentalidades e intensidades provocadas pela arte.

Touching Masterpieces – Uma experiência em Realidade Virtual para Cegos

Uma experiência única em Realidade Virtual para cegos e deficientes visuais. Uma chance the descobrir as maiores obras-primas do mundo.Partner with us to bring the experience globally – hello@neurodigital.esDireção: Carlos BaerProdução: Telegram Filmstelegramfilms.comfacebook.com/TelegramFilms/—Geometry PragueChief Creative Officer EMEA: Howard SmiedtCreative Director Prague: Julia DovlatovaSenior Creative: Lluis RotgerSenior Creative: Carlos BaerArt Director: Andrei DidykJunior Copywriter: Kai GranaasManaging Director: Martin PestaClient Service Director: Iva WelkerAccount Director: Jan DvorakAccount Executive: Tereza BalasováContent Manager: Anna EliasováProduction Manager: Vendula MalochováWeb development: Digital Dosis—NeurodigitalCEO: Luis CastilloHead of Development: Manuel PasamontesNeuroscientist Advisor: Francisco NietoTech Developers: Daniel Sierra and Antonio Garcia—Leontinka FoundationExecutive Director: Barbara Hucková

Posted by Telegram Films on Tuesday, March 27, 2018

A experiência foi realizada no Museu Nacional de Praga. Detalhes, proporções, dimensões, tudo que estava “faltando” antes passa a se fazer presente, complementando a experiência de perceber uma obra como o Davi, de Michelangelo, ou a Vênus de Milo.

Conhecer a fundo a beleza da arte é o que o Touching Masterpieces proporciona – e, com isso, fazer valer a força transformadora e comovente que a arte pode oferecer a todos, sem distinção.

Publicidade

© fotos: reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dia Internacional do Reggae: mensagem política popularizada por Bob Marley continua atual e necessária