Debate

Fazer doutorado faz mal à saúde mental dos estudantes, aponta pesquisa

por: Tuka Pereira

Muitas pessoas anseiam por um doutorado, mas, de acordo com uma publicação recente na Nature Biotechnology, doutorandos são seis vezes mais propensos a desenvolverem ansiedade e depressão em comparação com a população geral.

De acordo com o pesquisador Nathan Vanderford, da Universidade de Kentucky (EUA), que conduziu o estudo, 39% dos candidatos a doutor sofrem de depressão moderada ou severa, frente a 6% da população geral. Já outro estudo que vem sendo realizado pela Universidade de Gent (Flandres, Bélgica), conclui que os doutorandos, em comparação com outros grupos profissionais com alta formação, sofrem com maior frequência sintomas de deterioração na sua saúde mental.

Katia Levecque, pesquisadora da Universidade de Gent explica que algumas situações podem piorar ou amenizar a saúde do estudante como o tipo de orientador. Doutorandos tinham melhor saúde mental quando tinham um mentor cuja liderança lhes inspirava. Caso contrário – com orientadores cuja lideranças eram neutras ou sem muita confiança, seus orientandos tinham 8% mais chances de desenvolverem sofrimento psicológico.

“Mas, além do estilo de liderança, há outros fatores importantes, como o nível de pressão no ambiente profissional, o próprio controle sobre o ritmo de trabalho ou quando fazer pausas, que também estão relacionadas com o orientador. Por isso o orientador é relevante tanto direta como indiretamente para a saúde mental dos doutorandos”, declarou ao El País..

Uma situação conflitiva entre sua família e o trabalho fica 52% mais propenso a desenvolver um problema psiquiátrico. E o mesmo ocorre com a carga de trabalho, que pode chegar a aumentar em 65% a aparição de distúrbios psiquiátricos.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Tuka Pereira
Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
iFood anuncia que terá seguro, cursos e desconto em plano de saúde para entregadores