Inspiração

Fiscalização tenta apreender suco, mas população compra tudo e emociona vendedor

Kauê Vieira - 22/03/2018

Estamos diante daqueles momentos que demonstram que nem tudo está perdido no Brasil. Pelo contrário, ainda dá pra encontrar muita solidariedade entre o povo brasileiro.

A situação inspiradora aconteceu na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. Precisamente na Praça Doutor Carlos, no centro da cidade mineira. Lá, um vendedor ambulante tentava garantir sua sobrevivência vendendo sucos de caixinha.

Fiscalização queria aprender a mercadoria de vendedor hoje na praça Doutor Carlos em Montes Claros mas a população não deixou e comprou toda mercadoria antes que os mesmos tomassem do vendedor.

Posted by MOC News on Wednesday, March 21, 2018

 

De repente, o ambulante, um senhor de cabelos grisalhos e jaleco branco, foi surpreendido por homens da fiscalização que iriam apreender toda a sua mercadoria. Desesperado, afinal de contas estava em jogo seu próprio sustento e o de sua família, o vendedor fez de tudo para impedir a ação, mas sem sucesso.

“Não pode é roubar. Mas pode trabalhar!”dizia uma das mulheres.

Porém, a ação chamou a atenção das pessoas que circulavam pela movimentada praça no centro de Montes Claros. O que aconteceu? Populares decidiram COMPRAR TODA A MERCADORIA do ambulante. Isso mesmo, para evitar que ele perdesse um dia todo de trabalho, as pessoas começaram a pagar e levar tudo o que estava à venda. O fato, obviamente, emocionou o homem, que aos prantos mal conseguia pegar o dinheiro e entregar os produtos.

Ambulante se emociona com solidariedade em Minas Gerais

O vídeo foi divulgado nas redes sociais pela página MOC News e já foi visto por mais de 2 milhões de pessoas. Até o momento os responsáveis pela fiscalização não comentaram o assunto.

Este tipo de ação contra ambulantes não é exclusividade de Montes Claros não. Em grandes centros como São Paulo, tais medidas fazem parte do cotidiano. Em 2017, durante uma tentativa de apreensão de fiscais da prefeitura da capital paulista, policiais militares foram vistos agredindo ambulantes com cassetetes.

Em São Paulo, ambulantes foram vítimas de agressões por parte de PMs

Vale lembrar que de acordo com o IBGE, em janeiro de 2018, o número de desempregados no Brasil chegou aos 12,7 milhões de pessoas, respondendo por cerca de 12,2% da população. Para completar, no mesmo período o total de pessoas trabalhando na formalidade, ou seja, com carteira assinada não passou dos 33,3 milhões.

Publicidade

Fotos: foto 1: Reprodução/Brasil Online/foto 2: Reprodução/TV Globo


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Mãe revela, em novo livro de Gil do Vigor, que se prostituiu para garantir alimento dos filhos