Futuro

Fox Sports vai escolher mulher para narrar Copa do Mudo da Rússia

por: Redação Hypeness

Talvez o futebol seja conhecido por duas coisas: ser o esporte mais popular do mundo e também um dos maiores redutos de pensamentos e práticas machistas. Desde sempre, o esporte foi reconhecidamente um espaço onde mulheres, sejam dentro de campo ou como parte da crônica esportiva, não tinham representatividade alguma.

Calçado em uma ideia de que ‘no campo e na arquibancada se pode tudo’, o futebol foi por muito tempo e talvez ainda seja em grande medida um ambiente hostil para mulheres. Dentro e fora dos gramados. Falando a respeito da imprensa, com participação perto do zero, quando apareciam diante das câmeras, jornalistas do sexo feminino exerciam o constrangedor papel de auxiliar de palco, de preferência usando vestidos curtos. Escancarando ainda mais o machismo existente no conceito de ‘musa’.

Para se ter uma ideia da falta de representatividade feminina na imprensa esportiva, de acordo com levantamento do UOL, na TV fechada apenas 13% dos profissionais que aparecem na frente das câmeras são mulheres. Detalhe, todas elas na reportagem.

Canal vai escolher narradora para a Copa do Mundo da Rússia

Pensando em romper com esse cenário ultrapassado e repleto de clichês, o canal Fox Sports acaba de lançar um processo seletivo para escolher narradoras de futebol. Comandada pela jornalista Vanessa Riche, o objetivo do Narra Quem Sabe é escolher mulheres que vão narrar jogos da Copa do Mundo FIFA 2018, que acontece na Rússia.

Para participar, as candidatas devem enviar a inscrição por e-mail ou realizarem presencialmente. As que optarem pelo e-mail, devem enviar um arquivo de vídeo ou áudio, com pelo menos cinco minutos de narração. É importante conter um lance de gol.

Além disso, é necessário informar dados pessoais, como nome, idade, endereço completo, telefone e e-mail para contato. O material deve ser enviado para narradora@fox.com, até o dia 18 de março.

Para as narradoras que estiverem no Rio de Janeiro, é possível treinar ou gravar o vídeo em uma cabine de locução montada pelo canal no Barra Shopping entre os dias 8 e 18 de março.

Polêmica e retratação

Mesmo antes de oficializado o processo seletivo realizado pelo Fox Sports para escolher uma narradora para a Copa do Mundo causou polêmica, graças ao método de seleção utilizado pela agência, BluemoonKN, pedindo para que as candidatas enviassem junto com o material uma foto de corpo inteiro.

Depois da repercussão da notícia nas redes sociais e nos principais portais do país, o Fox Sports se pronunciou negando ter feito qualquer tipo de acordo ou exigência com a empresa.

“A Fox esclarece que nenhum projeto para narradoras no canal Fox Sports 2 para a Copa do Mundo FIFA 2018 encontra-se finalizado ou em andamento na presente data, razão pela qual, na hipótese de eventuais avanços, a FOX se compromete a divulgar em suas plataformas oficiais os detalhes tão logo estes sejam concluídos.”

Já a produtora se justificou em nota dizendo que o pedido do envio das fotografias era para garantir a diversidade de pessoas.

“Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas a todas pessoas que se sentiram ofendidas. Vamos estar atentos para que nossa comunicação reflita o verdadeiro propósito do trabalho que vamos realizar: uma iniciativa pela igualdade de oportunidade entre homens e mulheres em todos os campos profissionais,” disse em nota.

Para se candidatar, visite o site oficial do projeto.

Publicidade

Foto: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pela primeira vez na história cientistas conseguem reverter envelhecimento