Inspiração

Garota de apenas 8 anos ganha prêmio com aquecedor solar feito de material reciclado

por: Redação Hypeness

Publicidade Anuncie

A mexicana Xóchitl Guadalupe Cruz López ganhou um prêmio como reconhecimento por sua dedicação à ciência, que faz parte de metade de sua vida. Detalhe: ela tem apenas 8 anos, e, desde os 4, se interessa por aprender e criar coisas novas.

Seu grande feito até hoje é um aquecedor solar para água feito a partir de materiais reciclados – painéis de vidro, garrafas PET, mangueiras e troncos de madeira -, que ela instalou no telhado de casa com uma ajudinha do pai, já que Xóchitl não se sentia segura o suficiente para subir.

Depois de ficar sabendo da criação, a UNAM (Universidad Nacional Autónoma de México) entregou à menina o Reconhecimento ICN à Mulher, criado pelo Instituto de Ciência Nuclear para homenagear mulheres que colaboram com os avanços científicos mexicanos.

Xóchitl trabalhando no aquecedor

Durante a cerimônia de entrega, Xóchitl, a primeira criança a receber o prêmio, comentou que sua inspiração foi ajudar os moradores de sua região que não têm condições financeiras para comprar aquecedores comuns e precisam usar água gelada em casa, ou apelam para o uso de lenha, cortando árvores e contribuindo com o aquecimento global.

Discursando sobre a premiação

De acordo com o Conacyt, o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México, 36% de todos os pesquisadores científicos registrados no país são mulheres, sendo que o número total cresceu 65% desde 2012.

Segundo a UNESCO, 45% das pessoas que realizam pesquisas científicas na América Latina e Caribe são mulheres, fração maior que na Europa (34%) e bem superior à da Ásia (19%).

A inventividade da pequena Xóchitl é uma prova concreta do quanto vale a pena investir na educação e permitir que as garotas se dediquem à ciência, demonstrando o potencial das mulheres na busca por inovações que possam melhorar a qualidade de vida da população.

Publicidade Anuncie

Fotos: Reprodução/UNAM


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Palestrante em Universidade de NY, Alline Parreira dá aula para racistas de plantão