Inspiração

Garoto autista de 13 anos transforma sua obsessão por mapas em negócio e terapia

por: Mari Dutra

Matej Hosek tem apenas 13 anos e uma obsessão: mapas de transporte.

Nascido na República Tcheca, os médicos indicaram que o garoto se desenvolvia de forma “diferente” desde os nove meses de idade. Apesar disso, ele só foi diagnosticado com síndrome de Asperger, um transtorno do espectro autista, há três anos.

Desde o começo, a família se adaptou para que Matej pudesse ter uma vida normal. Sua mãe deixou de lado a carreira como jornalista e colaboradora de revistas de moda para criar uma série de rituais capazes de organizar a vida do menino – a organização é extremamente importante para quem convive com a síndrome. Graças a estes esforços, a família conseguiu que Matej frequentasse uma escola convencional, com a companhia de uma assistente.

Quando aprendeu a ler e perdeu o medo de andar em transporte público, o garoto se apaixonou pelos mapas de transporte. Ele conhece o mapa do metrô de Londres de cabeça e todos os seus (muitos) detalhes. Não demorou para que Matej começasse a desenhar os seus próprios mapas – o primeiro deles, imaginário, intitulado de “Cidade dos Idiotas“, o que representa bem como ele se sentia.

A paixão foi mais longe e logo o menino passou a copiar mapas de diversas partes do mundo e até mesmo recriar alguns que ele achava que não estavam corretos. Após assistir ao documentário “Dior e Eu“, surgiu a ideia de transformar os desenhos de Matej em uma coleção de moda – o que eventualmente veio a acontecer durante a Semana de Moda de Praga, em 2016.

Os lucros obtidos na ocasião foram doados para a Fundação Auttalk, que auxilia crianças autistas. Com a visibilidade gerada, o projeto se tornou também uma empresa, a MAPPI, que deverá servir como fonte de renda para o menino um dia e, possivelmente, empregar mais pessoas autistas.

Hoje, a empresa comercializa diversos produtos em sua loja online, como meias (€ 14), camisetas (€ 29), moletons (€ 59) e mochilas (€ 118), todos estampados com mapas criados por Matej, é claro. Para saber mais, curta a MAAPI no Facebook ou siga a empresa no Instagram.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Garota de 7 anos viraliza com barraquinha de doces na porta de casa