Sustentabilidade

Hora do Planeta: neste sábado, apague as luzes por uma hora

por: Redação Hypeness

É amanhã: a Hora do Planeta 2018, marcada para 24 de março, das 20:30 às 21:30, está chegando. Criada pela WWF em 2007 e adotada pelo Brasil desde 2009, a ideia pede que pessoas ao redor do mundo apaguem todas as luzes por uma hora para refletir sobre questões ambientais.

Conhecida mundialmente como Earth Hour, a proposta nasceu como ato simbólico para demonstrar as preocupações com o aquecimento global. Hoje, a ONG aproveita o sucesso da ação para incentivar pessoas, governos e empresas a ir além e tirar a hora para debater e refletir sobre a necessidade de uma relação de mais consciência em relação ao meio ambiente.

“Cerca de 30% de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado. Isto significa área plantada, água, nutrientes, energia para transporte e armazenamento e muitos outros recursos que vão para o lixo e ainda geram emissões de gases de efeito estufa. A alimentação é só um exemplo. Cada atitude conta, cada escolha conta. É este o lembrete da Hora do Planeta”, diz Mauricio Voivodic, diretor-executivo da WWF-Brasil.

Cristo Redentor durante a Hora do Planeta (Foto: Marcos Estrella)

A WWF criou um mapa interativo para elencar os eventos relacionados à Hora do Planeta mais próximos do público (veja abaixo). Há desde pequenas ações coletivas, como caminhadas e luais, a intervenções em locais que chamam bastante atenção, como a Fonte Multimídia, no Parque Ibirapuera, em São Paulo; o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e Bondinho, no Rio de Janeiro; e o prédio da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Além disso, a ONG também disponibiliza um guia online com dicas para cidades, empresas, restaurantes, hotéis, escolas e grupos de pessoas que querem aderir ao movimento mas não sabem como começar. Há sugestões não apenas para participar da Hora do Planeta, mas também para incorporar ao dia a dia pequenas ações conscientes que podem fazer muita diferença para o mundo.

Publicidade

Fotos sem crédito: Divulgação/WWF


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas canadenses criam substituto sustentável ao óleo de dendê