Arte

Ilustrações satíricas que expõem com perfeição as tristezas do mundo moderno

por: Redação Hypeness

A sociedade atual está longe de ser perfeita. Em um mundo que é visto através de telas, em que o dinheiro importa mais do que vidas humanas e nossos alimentos parecem brotar nas prateleiras de supermercados, só mesmo com muito sarcasmo para conseguir rir.

Por sorte, sarcasmo não falta para o ilustrador austríaco Gerhard Haderer.

Seu traço apurado foi desenvolvido no início da carreira, quando trabalhava como designer gráfico e ilustrador para agências de publicidade. Um câncer descoberto nos anos 80 fez com que o artista mudasse o rumo de seu trabalho e optasse por revelar o lado mais sombrio do mundo, sempre com uma boa dose de humor.

Depois de começar sua carreira como ilustrador freelancer, Gerhard já publicou diversos livros em que lança um olhar sarcástico sobre a sociedade atual. Uma das obras, cujo nome poderia ser traduzido como “A Vida de Jesus“, ocasionou sérios problemas ao artista, que enfrentou a justiça europeia.

Em 2005, Gerhard foi notificado para comparecer nos tribunais de Atenas, na Grécia, acusado de blasfêmia. A motivação foi o livro que mostrava Jesus Cristo como um amigo de Jimi Hendrix, surfista e usuário de maconha. Após ser condenado a seis meses de prisão, o cartunista teve sua sentença revista e foi (felizmente) absolvido, embora o livro tenha sido proibido no país.

Graças à liberdade, os traços de Gerhard podem continuar a nos fazer rir – e refletir – sobre os problemas que nos cercam. Confere só algumas das obras do artista.

Publicidade

Fotos © Gerhard Haderer


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cartão-postal de SP recebe show que promete experiência inédita com pirotecnia e música eletrônica