Ciência

‘Mensagem do além’ é encontrada em cemitério descoberto no Egito

por: Redação Hypeness

Nas grandes cidades ancestrais, que foram cenários do apogeu de antigas civilizações, um buraco mais fundo pode significar a descoberta de grandes tesouros arqueológicos. Localizada ao sul da capital Cairo, uma escavação recente na cidade egípcia de Menia revelou uma grande necrópole com mais de 2 mil anos e 40 sarcófagos. Dentre joias, cerâmicas, máscaras, estatuetas, jarros e outros artefatos, um colar vem se destacando pela singeleza de um detalhe: uma inscrição onde se pode ler “Feliz ano novo” em hieróglifos.

Segundo os arqueólogos, trata-se literalmente de uma mensagem enviada do além – curiosamente a descoberta aconteceu justamente na virada do ano passado para 2018. Para além da simpática mensagem, trata-se de uma descoberta realmente imensa: mais de 40 múmias, jarros com órgãos internos mumificados dentro, oito tumbas e mais de 1000 estatuetas já foram encontradas na necrópole.

Acredita-se que o cemitério seja de um importante sacerdote egípcio de Toth, o antigo deus da lua e da sabedoria, assim como de sua família. Espera-se que as descobertas ajudem a aquecer o turismo no país, tão importante para a economia do Egito, que vem sofrendo uma queda radical desde as turbulências políticas de 2011 para cá.

Trata-se, no entanto, somente do início da descoberta: a equipe de arqueólogos ligada ao Ministério das Antiguidades do Egito garante que serão precisos ao menos 5 anos para que o trabalho seja realmente concluído.

São muitos anos-novos ao longo de 5 anos: quem sabe ao longo do trabalho, novas mensagens também não aparecem ao longo desse tempo.

Publicidade

© fotos: Reuters/EPA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Imagens mostram regressão de câncer terminal após terapia pioneira no Brasil