Inovação

Microsoft Brasil cria cadeira de rodas controlada pelo movimento dos olhos

por: Redação Hypeness

À primeira vista o diferencial da nova cadeira de rodas desenvolvida pela Microsoft com relação a uma cadeira comum é quase imperceptível, a não ser por um acessório que a conecta a um tablet ou um notebook, e uma pequena câmera especial. O impacto de tal diferença, no entanto, é imenso, e justamente movido pela vista: trata-se de uma cadeira de rodas que pode ser movida pelo olhar.

A novidade, que foi desenvolvida pela equipe de Engenharia e Inovação da Microsoft Brasil, oferecerá assim maior mobilidade, acessibilidade e autonomia às pessoas com deficiência. Através de uma interface simples, como de um videogame, com setas apontando as direções, a câmera do dispositivo reconhece os movimentos oculares da pessoa e os transforma em indicações, movimentando assim a cadeira. A seleção, portanto, dos movimentos e botões é toda feita somente com o olhar.

A inspiração para essa incrível (e brasileira) invenção veio do Eye Control, um novo dispositivo presente no Windows 10, que permite que usuários com deficiência controlem o computador também com o movimento dos olhos. As cadeiras motorizadas foram cedidas pela fábrica brasileira Ortobras. A tecnologia ainda permite tornar automáticos alguns movimentos, salvando certas sequências de comandos, para direcionamentos recorrentes, como movimentos realizados dentro de casa.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Na Suécia, McDonald’s viram postos de carregamento para carros elétricos