Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O que muitos ambientalistas temiam aconteceu, o último rinoceronte-branco-do-norte macho foi anunciado morto nesta segunda-feira (19). Aos 45 anos, Sudan, teve sua saúde deteriorada nos últimos tempos e com isso foi tomada pela reserva a decisão de abatê-lo.
Segundo comunicado da reserva natural queniana de Ol Pejeta veiculado pela agência Reuters, onde Sudan vivia desde 2009, manter sua vida se tornou insustentável nas últimas 24 horas.
“Sudan não conseguia levantar e estava sofrendo muito. A equipe veterninária do zoológico de Dver Kralove, o Ol Pejeta e os Serviços de Fauna Selvagem do Quênia decidiram eutanasiá-lo.”
A perda do rinoceronte-branco-do-norte é grave, pois agora restam apenas duas fêmeas no mundo inteiro. Mas, o caso de Sudan era difícil, pois o animal sofria com problemas musculares provocados pela idade avançada. Para piorar, nos últimos meses de vida lutou contra uma infecção na pata esquerda
It is with great sadness that Ol Pejeta Conservancy and the Dvůr Králové Zoo announce that Sudan, the world’s last male northern white rhino, age 45, died at Ol Pejeta Conservancy in Kenya on March 19th, 2018 (yesterday). #SudanForever #TheLoneBachelorGone #Only2Left pic.twitter.com/1ncvmjZTy1
— Ol Pejeta (@OlPejeta) March 20, 2018
A preservação da raça se tornou inviável, pois aos 45 anos, o animal estava muito velho para procriar por vias naturais e a única esperança eram técnicas de fertilização artificial. Mas, a ideia foi frustrada, pois nem mesmo usando Suadan como protagonista de campanhas nas redes sociais, foi possível arrecadar 9 milhões de dólares (R$ 29 milhões) para a efetivação da medida.
Agora, a fertilização artificial de Najin (a única das duas fêmeas ainda fértil) é último fio de esperança para a conservação desta subespécie. Aliás, ela é descendente direta de Sudan.
Falando à Reuters, Stephen Ngulu, veterinário da reserva natural lamentou a perda de Sudan em função do que ele chamou de “extensão da ganância.”
Sudan era o último rinoceronte-branco-do-norte macho do mundo vivo
“Decidimos avaliar a sua qualidade de vida e dizer a todos os envolvidos que esta opção (de abatê-lo) era a melhor opção. Para aliviar a dor, o sofrimento. É muito triste perder o Sudan, porque mostra claramente a extensão da ganância humana e o tipo de impacto que os humanos podem ter na natureza”.
A crítica tem motivo, pois há décadas os rinocerontes sofrem com a caça que acaba os matando de forma cruel para a extração do chifres.
Publicidade
Diferente de muitas outras empresas no ramo, a Netflix anunciou que não pretende incluir publicidade e comerciais em...
Uma menina desaparecida há quase 3 anos foi encontrada no dia 15 de fevereiro debaixo da escada de uma casa na cidade...
A rede de lojas estadunidense Family Dollar anunciou que irá fechar temporariamente 404 lojas espalhadas por seis...
Durante encontro da Associação Comercial de São Paulo, o deputado federal e candidato à prefeitura de São Paulo,...
O Dia Internacional dos Direitos Humanos foi celebrado no último dia 10. A data existe desde 1948, quando a...
Até aqui um dos principais produtos do HULU, The Handmaid's Tale está no centro de acusações de machismo...
O brasileiro Alex Kipman foi desligado da Microsoft depois de ser acusado de assédio sexual por funcionárias. O...
A internet é onde hoje os mais estranhos prazeres da humanidade parecem encontrar espaço para poderem se afirmar e...
Uma passageira incomum passou a fazer parte das rotas de cinco linhas de ônibus de Seul, na Coréia do Sul. Trata-se...