Ciência

Nasa vai lançar no espaço experimento criado por estudantes da escola pública do RJ

por: Redação Hypeness

Seis estudantes de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, lançarão dois experimentos científicos ao espaço em um projeto internacional apoiado pela Nasa em junho deste ano.

O primeiro foi realizado por quatro estudantes da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, no distrito de Tocos, e utiliza bactérias presentes na carne salgada. O outro foi feito por dois assistidos da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) e usa sementes de caruru e de alface.

Ao todo, mais de 50 países participam da campanha. Foram inscritos mais de 600 projetos e, deste total, apenas 80 foram selecionados. O lançamento dos experimentos será em um foguete, em junho, nos Estados Unidos. Em agosto, as mesmas experiências serão relançadas no espaço, porém num balão.

Os estudantes de Tocos, autointitulados “Quarteto Espacial”, estão no 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, sempre envolvidos em projetos científicos de destaque e foram orientados pela professora A professora Claudete Soares. A equipe é composta por Cristian dos Santos, Thiago Marques de Pinho, João Victor Quitete e Ravelly Fernandes.

O experimento científico deles é formado por carne salgada com arqueobactérias halofílicas (formas de vida unicelulares, primitivas que vivem em ambientes hipersalinos). O objetivo é submeter esses microorganismos à microgravidade e à radiação solar e verificar sua capacidade de sobrevivência nesse meio extraterrestre, assim, viabilizar, como opção alimentar, a inclusão de carnes salgadas no cardápio alimentar de tripulantes de expedições espaciais e de bases espaciais.

Já a dupla Pedro Enrique Manhães e Luís Gabriel de Sales Castillo lançará um dosímetro (equipamento que medirá a radiação) e um relógio de corda, para determinar o tempo de microgravidade.

Publicidade

Imagens: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Um dos maiores animais voadores da pré-história é descoberto no Canadá