Ciência

O que a cor da sua urina pode lhe dizer sobre sua saúde

por: Redação Hypeness

Se você é do tipo que não gosta de se relacionar em nada com os fluidos do seu corpo, saiba que você está desperdiçando um excelente indicativo de como vai sua saúde – através da cor da sua urina. É isso que garante o médico inglês Luke Powles, da clínica Bupa Health. Segundo o médico, a cor da urina pode indicar o nível de hidratação e outras medidas mais séries como o nosso corpo está.

Lembrando que é necessário a ingestão de 1,5 a 2 litros de água diariamente, e da necessidade de se evitar a desidratação, o açúcar e o álcool, o médico preparou um verdadeiro guia, baseado na coloração da urina, para que possamos manter os primeiros indícios sobre nossa saúde em dia. Do transparente ao azul, as cores da urina falam, segundo o médico, muito mais do que pensamos sobre nosso corpo.

Se seu xixi está transparente, é sinal, de modo geral, que você pode diminuir o consumo de água. Se o xixi vem num bege claro e pálido, é sinal de que se está normal e saudável – é a cor ideal. O mesmo vale para um amarelo transparente. Se o amarelo é intenso, você está saudável, mas é importante beber água.

A tabela sugerida pelo médico

Já uma urina em cor de mel, amarronzada em tons claros, indica que o corpo não está recebendo água o suficiente. Se o xixi vem realmente marrom, pode ser sinal de uma doença no fígado – beba água e visite um médico. Se o xixi vem rosado e você não comeu beterraba ou outro alimento que possa tingi-lo, pode ser indício de sangue na urina, que pode não ser nada, mas pode ser indicativo de uma doença. Um xixi laranja também pode indicar desidratação ou um problema no fígado, exigindo visita imediata a um médico.

De cima para baixo, os tons de xixi: transparente, bege claro, amarelo transparente, amarelo intenso, mel, marrom, rosado, laranja e verde (ou azul)

O xixi pode vir até mesmo verde ou azul – por ação de uma bactéria ou de doenças genéticas, ou por conta de alguma medicação. São diversos os remédios que podem alterar a cor de sua urina. Seja como for, antes de puxar a descarga e dar adeus a seu fluido corporal, vale dar uma boa olhada e se perguntar: como vai o meu xixi?

Publicidade

© fotos: divulgação/Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante desenvolve inseticida à base de planta para combater o vírus da dengue