Diversidade

Organização criará manual de sobrevivência para pessoas LGBT na Rússia durante a Copa

por: Redação Hypeness

A Copa do Mundo de 2018 vai se aproximando e surgem preocupações sobre o tratamento dado aos fãs de futebol que fazem parte da comunidade LGBT e pretendem viajar para a Rússia para acompanhar suas seleções.

A homofobia é uma questão institucional russa: apesar de a homossexualidade ter sido descriminalizada em 1993 (!), uma lei que proíbe “propaganda gay” aprovada em 2013 escancarou o problema.

Preocupada com possíveis episódios violentos, a FARE (“Football Against Racism in Europe” ou “Futebol Contra o Racismo na Europa”), uma organização que nasceu para combater discriminações raciais ligadas ao futebol e hoje atua em diversas frentes em busca de igualdade, anunciou que vai produzir um guia aos turistas LGBT que forem à Copa.

Piara Powar, diretor-executivo da FARE, explicou ao The Guardian que “o guia vai advertir às pessoas para tomarem cuidado com qualquer lugar que não pareça receptivo à comunidade LGBT. A mesma mensagem vale para fãs negros ou de minorias étnicas: vá à Copa, mas tenha cuidado”, disse.

“Se fãs gays andando na rua de mãos dadas vão correr perigo? Depende da cidade e do horário”, completou. Powar explicou ainda que o guia terá detalhes sobre a situação da comunidade LGBT russa.

“Não é crime ser gay no país, mas existe uma lei contra a promoção da homossexualidade para menores. Problemas relacionados à comunidade LGBT não fazem parte dos debates públicos, e as pessoas gays têm um lugar bastante escondido na Rússia”, declarou Powar.

“Futebol é para todos”

Na semana passada, a FIFA finalmente anunciou que bandeiras do arco-íris poderão ser exibidas nos estádios durante a Copa como forma de chamar atenção para a questão. Apesar disso, seguindo as leis “anti-propaganda”, não é permitido aos casais gays no país trocar beijos ou mesmo demonstrar carinho em público, já que os atos podem ser vistos por menores de idade.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Internet


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pela primeira vez, festa do peão de Barretos tem campanha para valorizar mulheres