Inspiração

Para acabar com mortes por frio, políticos franceses dormem com pessoas de situação de rua

por: Redação Hypeness

Há algumas semanas a Europa vem enfrentando uma forte frente fria vinda da Sibéria e, para alertar para o crescente número de pessoas em situação de rua, 50 membros franceses do Parlamento da região da Ile-de-France passaram uma noite ao relento.

A iniciativa apelidada de #NinguémFora (em tradução livre) foi de Mama Sy, vice-prefeita da comuna de Etampes. Em entrevista ao Le Parisien, ela declarou:

É insuportável ver as pessoas vivendo e dormindo na rua. Nós não podemos mais permitir que isso aconteça. Nós queremos que isso acabe. Para fazer isso, nós exigimos a aquisição de edifícios vazios. Isso não é sobre o erro de um ou outro funcionário – todos nós falhamos e nós devemos acabar com esta situação desumana“.

Pelo menos 13 pessoas em situação de rua morreram na região parisiense desde o início do ano, Sy calcula que o número pode ser 20. Apesar de alta, a contagem é incompleta porque algumas organizações incluem os sem-teto que morrem em hospitais ou atendimentos de emergência e, por isso, o número real nunca será conhecido, portanto, pode ser ainda maior.

Um cenário semelhante se repete a cada inverno: os políticos procuram sensibilizar os franceses para o problema, seja fazendo ações públicas ou fazendo declarações pronunciadas.

Em setembro de 2017, o presidente francês, Emmanuel Macron, chegou a declarar: “nenhum homem deve permanecer nas ruas antes do final do ano”. O objetivo ainda não foi realizado.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele foi fazer uma reportagem em abrigo, recebeu um abraço e saiu ‘pai de pet’