Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um grupo de refugiados radicados em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, está oferecendo aulas de línguas a preços populares.
Para além do ensino de um novo idioma, a experiência oferece aos alunos e professores uma oportunidade única para a troca de culturas, contribuindo assim para a quebra de preconceitos contra imigrantes que desembarcam no Brasil.
A iniciativa é a soma dos conhecimentos de professores vindos de países como Honduras, Colômbia, Paquistão, República Democrática do Congo e Gâmbia. O sucesso do Escambo de Cultura na Baixada Fluminense está realizando sonhos de todos os lados.
Refugiados oferecem aulas de idiomas na Baixada Fluminense
Por exemplo, Sabrina Menezes, professora de 39 anos sempre desejou aprender francês, mas esbarrava nos preços altos. Agora, ao se apegar em uma grande oportunidade, ela está auxiliando pessoas como o enfermeiro congolês Ezekiel, que com o dinheiro gerado pelas aulas, consegue pagar o aluguel e validar o diploma aqui no Brasil.
“Interrompi o curso de Pedagogia porque fugi da guerra. Lá, também dava aulas num projeto. O Escambo é uma continuação do que eu fazia. O que ganho ajuda a pagar o aluguel, mas ainda pego uns trabalhos por fora, para sustentar minha família”, diz ao jornal Extra Somi-Vuvu, da República Democrática do Congo, vivendo há nove anos com a mulher e quatro filhos no Brasil.
Com pouco mais de um ano e meio de existência, o Escambo de Cultura oferece aulas de inglês, francês e espanhol, todas ministradas por refugiados nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias e Nova Iguaçu.
O ‘Escambo de Cultura’ atua em diversos municípios fluminenses
A descrição do projeto revela a atuação em três eixos, que promovem a geração de renda entre os refugiados, o auxílio social por meio da distribuição de alimentos e o encaminhamento no mercado de trabalho, além da integração das famílias.
Publicidade
Se existe uma coisa que nos inspira aqui no Hypeness é ver pessoas que encaram tragédias de uma forma positiva e,...
Há quanto tempo você não envia ou recebe uma carta de alguém querido? A gente sabe que é difícil lembrar da...
Quando pessoas diferentes se unem para criar algo novo juntas, as coisas sempre acabam dando certo. Pode ser um projeto...
Quem depende de transporte público para se locomover já está cansado de encontrar milhares de vendedores e pedintes...
Nos incêndios que devastaram algumas regiões da Austrália, mais de 1 bilhão de animais morreram. No esforço para...
A incrível história de Hope (esperança em tradução do inglês), cachorro da raça Husky, deixou muita gente com...
Aos 27 anos, a vida de Chris Gardner não ia nada bem. Com um filho de apenas 14 meses, ele precisava dormir no chão...
Quem nunca ouviu que bolsa família só serve pra sustentar vagabundo, cotas ajudam a promover a desigualdade e etc. e...
Há anos objetos tecnológicos malucos têm sido estudados e discutidos. Contudo, a capa da invisibilidade só é...