Criatividade

Sabia que o símbolo e o nome do bluetooth têm origem viking?

Redação Hypeness - 06/03/2018

Criada no fim da década de 90 para dispensar o uso de fios para a comunicação entre diferentes dispositivos, a tecnologia bluetooth está presente em nosso dia a dia, agilizando vários processos. Você já parou para pensar no motivo pelo qual a tecnologia é chamada assim e seu símbolo?

Bluetooth, em inglês, significa literalmente ‘dente azul’, e o ícone lembra mesmo um par de dentinhos, mas não é essa a explicação para sua origem. Durante o processo de desenvolvimento da tecnologia, baseada em comunicação via rádio, o engenheiro responsável ouviu de um colega sueco a história do antigo rei Harald Blåtand (cujo sobrenome, traduzido para inglês, é Bluetooth).

Representação do rei Harald

Ele foi o responsável por unir as tribos vikings presentes nas atuais Dinamarca e Noruega, lá por volta do ano 970 d.C, quando outras nações europeias já estavam se organizando para se defender das invasões e saques promovidos pelos nórdicos. Foi essa união que deu impulso a uma nova organização social na Escandinávia.

De volta à década de 1990, enquanto não se definia um nome oficial para a tecnologia, o engenheiro responsável passou a chamar o projeto pelo codinome Bluetooth, já que o objetivo dela era unir diferentes dispositivos, mais ou menos como fizeram o Rei Harald.

Algumas nomenclaturas foram cogitadas, mas nenhuma foi boa o bastante para ganhar uso comercial. Algumas porque a sonoridade do nome não era boa o suficiente, outras por causa de registro de parentes. Assim, acabaram efetivando mesmo o “Bluetooth”.

Já o símbolo é nada mais que a junção de duas runas, letras características da Escandinávia antiga, que representam as iniciais de Harald Blåtand: Hagall (H) e Bjarkan (B), como pode ser visto na imagem abaixo.

Publicidade

Imagens: Reprodução/Wikimedia


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Animais de crochê contra a taxidermia