Debate

Saiba quais são os países mais felizes do mundo segundo a ONU

por: Redação Hypeness

Desde 2012, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU publica o Relatório Mundial da Felicidade, analisando diversas variáveis para medir a qualidade de vida de uma população. Em 2017, 155 foram estudados e agora temos o ranking de felicidade atualizado.

A Noruega lidera o relatório, com os cidadãos mais felizes do mundo – já demos notícias bem positivas do país aqui e aqui. Já o Brasil caiu cinco posições e está agora no 22º lugar. É nossa segunda queda consecutiva: na edição de 2016, que analisou o período de 2013 a 2015, o país já havia caído do 16º para o 17º lugar. Na América do Sul, só o Chile superou o Brasil, ocupando a 20ª posição.

Noruega lidera o Relatório Mundial da Felicidade da ONU

Noruega lidera o Relatório Mundial da Felicidade da ONU

Países ricos da Europa Ocidental e a América do Norte dominam o topo do ranking. Atrás da Noruega estão Dinamarca, Islândia e Suíças. Os Estados Unidos e o Reino Unido aparecem nas 14ª e 19ª posições, respectivamente.

Na lanterninha da lista, os países menos felizes são da África e do Oriente Médio, como Burundi, Síria, Tanzânia, República Centro-Africana, Togo e Ruanda. Países em guerra, claramente ficam no final da lista, como a Síria, que ocupa o 152º lugar entre 155 países, seguida da Tanzânia, Burundi e da República Centro-Africana, na última posição.

Brasil cai 5 posições no ranking de felicidade da ONU

Brasil cai 5 posições no ranking de felicidade da ONU

O estudo leva em consideração o suporte social do estado, liberdade de expressão e de decisão, generosidade da população, corrupção e oportunidades de empregos e desenvolvimento de negócios. O relatório se vale ainda de informações sobre desempenho econômico, analisado pelo PIB per capita, expectativa de vida e desigualdade social.

O levantamento toma como base as respostas dos mais de 1 mil cidadãos participantes da amostra a uma única pergunta simples e subjetiva: “Imagine uma escada, com degraus numerados de zero na base e dez no topo. O topo da escada representa a melhor vida possível para você e a base da escada representa a pior vida possível para você. Em qual degrau você acredita que está?”.

Publicidade

Foto: NW/Divulgação e Fernando Frazão/Agência Brasil


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Marcius Melhem expõe troca de áudios com Dani Calabresa e pede R$ 200 mil de indenização