Sustentabilidade

Senado tem votação sobre proibição de canudos, sacolas e microplástico; participe

por: Mari Dutra

Morador do Rio de Janeiro, Rodrigo Padula de Oliveira decidiu fazer mais do que apenas reclamar dos danos causados pelo plástico ao meio ambiente. Através do Portal e-Cidadania, ele criou uma ideia legislativa que busca proibir a distribuição de canudos, sacolas plásticas e o uso de microplásticos em cosméticos. 

Com a proibição e limitação do uso de plásticos, será possível reduzir drasticamente a quantidade de material depositado nos lixões, rios, lagoas, praias e oceanos, permitindo a recuperação da fauna e flora terrestre e marinha, reduzindo o impacto humano nestes ambientes“, descreve o texto escrito por Rodrigo.

A proposta visa proibir estabelecimentos comerciais de distribuírem canudos e sacolas plásticas por um lado e, por outro, evitar que marcas continuem produzindo cosméticos com o uso de microplásticos. Para se tornar uma sugestão legislativa e ser discutida pelos senadores, a ideia precisa conquistar o apoio de 20 mil pessoas até o dia 19 de junho.

Apoiar a proposta é fácil, basta acessar o link em que a ideia legislativa é descrita e clicar no botão APOIAR. Um pop up irá aparecer na tela pedindo a confirmação do apoio. Ao clicar em “CONFIRMAR“, o usuário é redirecionado a uma tela de login, onde pode se cadastrar usando sua conta no Facebook, Google ou seu endereço de e-mail. Após o cadastro, basta confirmar novamente o apoio para ter o seu voto computado.

Uma reportagem do Nexo Jornal explica o porquê os canudos estão se tornando um problema ambiental. Em São Paulo, os estabelecimentos já são proibidos de distribuir sacolas plásticas desde 2015 – o que gerou uma diminuição de 70% no consumo destas embalagens em apenas um ano, como relata o site Menos 1 Lixo. Recentemente, o Quênia adotou uma das legislações mais radicais do mundo nesse sentido e se tornou exemplo de sustentabilidade. Em relação à proibição de microplásticos nos cosméticos, o Reino Unido ainda é um dos pioneiros.

Qualquer pessoa pode apresentar uma ideia legislativa através do Portal e-Cidadaniaveja como aqui. Vote na proposta que visa reduzir o impacto ambiental causado pelo plástico no Brasil clicando aqui.

Publicidade

Fotos: Pixabay e Reprodução Portal e-Cidadania


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Já existe um pub 100% dedicado a cerveja e petiscos veganos em Londres