Sustentabilidade

Senado tem votação sobre proibição de canudos, sacolas e microplástico; participe

por: Mari Dutra

Publicidade Anuncie

Morador do Rio de Janeiro, Rodrigo Padula de Oliveira decidiu fazer mais do que apenas reclamar dos danos causados pelo plástico ao meio ambiente. Através do Portal e-Cidadania, ele criou uma ideia legislativa que busca proibir a distribuição de canudos, sacolas plásticas e o uso de microplásticos em cosméticos. 

Com a proibição e limitação do uso de plásticos, será possível reduzir drasticamente a quantidade de material depositado nos lixões, rios, lagoas, praias e oceanos, permitindo a recuperação da fauna e flora terrestre e marinha, reduzindo o impacto humano nestes ambientes“, descreve o texto escrito por Rodrigo.

A proposta visa proibir estabelecimentos comerciais de distribuírem canudos e sacolas plásticas por um lado e, por outro, evitar que marcas continuem produzindo cosméticos com o uso de microplásticos. Para se tornar uma sugestão legislativa e ser discutida pelos senadores, a ideia precisa conquistar o apoio de 20 mil pessoas até o dia 19 de junho.

Apoiar a proposta é fácil, basta acessar o link em que a ideia legislativa é descrita e clicar no botão APOIAR. Um pop up irá aparecer na tela pedindo a confirmação do apoio. Ao clicar em “CONFIRMAR“, o usuário é redirecionado a uma tela de login, onde pode se cadastrar usando sua conta no Facebook, Google ou seu endereço de e-mail. Após o cadastro, basta confirmar novamente o apoio para ter o seu voto computado.

Uma reportagem do Nexo Jornal explica o porquê os canudos estão se tornando um problema ambiental. Em São Paulo, os estabelecimentos já são proibidos de distribuir sacolas plásticas desde 2015 – o que gerou uma diminuição de 70% no consumo destas embalagens em apenas um ano, como relata o site Menos 1 Lixo. Recentemente, o Quênia adotou uma das legislações mais radicais do mundo nesse sentido e se tornou exemplo de sustentabilidade. Em relação à proibição de microplásticos nos cosméticos, o Reino Unido ainda é um dos pioneiros.

Qualquer pessoa pode apresentar uma ideia legislativa através do Portal e-Cidadaniaveja como aqui. Vote na proposta que visa reduzir o impacto ambiental causado pelo plástico no Brasil clicando aqui.

Publicidade Anuncie

Fotos: Pixabay e Reprodução Portal e-Cidadania


Mari Dutra
Depois de viver na Argentina, na Irlanda e na Romênia, percebeu que poderia carimbar o passaporte mais vezes caso trabalhasse remotamente. Hoje escreve para o Hypeness e mantém um blog de viagens, o Quase Nômade, em que conta mais de suas experiências pelo mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Optando por latas de alumínio no Mundial você ajuda a plantar 10 campos de futebol da Mata Atlântica e concorre a 20 cervejeiras