Inovação

Ser atropelado por um caminhão pode ser divertido e gostoso

por: Redação Hypeness

A foto abaixo, de um caminhão imenso passando literalmente por cima de uma mulher, que sorri como se o “atropelamento” não passasse de uma massagem sobre suas pernas, foi publicada em uma revista especializada em 1957 para ilustrar como o Rolligon funcionava. Não é montagem nem truque – de fato um caminhão de 7 toneladas passou por cima das pernas da mulher na foto sem lhe provocar qualquer ferimento – o segredo está todo nos pneus, de uma tecnologia especial criada no final dos anos 1950.

Ainda que a foto pareça mágica, a invenção não tinha a diversão como objetivo. Trata-se de um tipo de pneu desenvolvido por William Hamilton Albee, morador do Alaska que, em 1953, para atravessar solos irregulares ou excessivamente macios, como desertos, com facilidade. Inspirado em esquimós que transportavam barcos pesados sobre peles de animais infladas, Albee criou um pneu com uma superfície grande cheios e com baixa pressão de ar os inflando. Assim, o pneu consegue se “deformar” com facilidade, e sua vasta superfície espalha o peso do veículo de forma muito melhor distribuída – facilitando a locomoção nesses solos complicados, e permitindo que os caminhões façam massagens ao invés de machucados.

Acima, Albee em pessoa, testando sua invenção; abaixo, o protótipo do Rolligon

Depois de criar o pneu, sua empresa foi comprada e passou a fabricar automóveis com essa tecnologia – os Rolligons. Hoje sua invenção ainda é usada, para locais justamente como o norte do Alaska, a fim de transportar alimentos, remédios e pessoas a regiões isoladas sobre planícies cobertas de gelo – com mais facilidade e sem danificar o solo. Seu uso, porém, é recomendável em diversos tipos de locais difíceis, assim como para garantir algumas gargalhadas e uma boa massagem em quem tiver coragem de deixar esse imenso caminhão passar por cima de suas pernas.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Filme de Beyoncé, ‘Black is King’ inspira curso na Universidade de Harvard