Tecnologia

Serra Leoa vai ser o primeiro país a usar blockchain nas eleições

por: Redação Hypeness

Em um país de alta turbulência política e extrema instabilidade institucional como Serra Leoa, um dos países mais pobres e desiguais do mundo, localizado na África ocidental, a realização de eleições confiáveis é fundamental para qualquer projeto de solidificação e estabilidade nacional. Para conseguir dar esse passo e caminha na direção de um futuro mais firme e transparente, o país decidiu assumir a vanguarda em seu processo eleitoral, e utilizar a tecnologia de Blockchain para auditar o resultado de sua eleição. Foi a primeira experiência do tipo no mundo.

A votação aconteceu na semana passada, e a verificação do processo e auditoria do resultado foi feito em tempo real, pela empresa suíça Agora, especializada na tecnologia. O sistema só foi utilizado na capital, Freetown, onde os votos foram registrados como blocos em um arquivo de blockchain privado. Somente algumas pessoas autorizadas tiveram acesso ao arquivo, que tem como característica o registro de qualquer mudança ou incompatibilidade feito um rastro, um erro – o que diminui consideravelmente a possibilidade de fraude (Se você quer entender melhor essa tecnologia, leia o especial que o Hypeness publicou sobre o tema).

Freetown, a capital de Serra Leoa

Para representantes da empresa suíça, o pleito em Serra Leoa foi o primeiro de muitos ainda por vir que utilizarão o Blockchain como sistema de auditoria em eleições. “Você está olhando para um país do qual provavelmente não esperaria o pioneirismo no uso de tecnologia para promover eleições transparentes. Um país como Serra Leoa pode minimizar muito da polêmica em volta de eleições altamente controversas ao usar software como esse”, afirmou o diretor de operações da Agora. Segundo consta, a empresa já está em negociação com outros países para realizer a conferência de outros pleitos.

População em fila para votar na capital

Em Serra Leoa, o candidato Julius Maada Bio, do Partido Popular de Serra Leoa, obteve 43,3% dos votos em primeiro turno, e tem grandes chances de se tornar o próximo presidente do país no segundo turno.

Julius Maada Bio, favorito na eleição

Publicidade

© fotos: divulgação/Reuters


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Reebok cria roupas para gestantes que crescem junto com suas barrigas