Inovação

Sushi pixelado e ‘impresso’: Startup cria impressora 3D capaz de recriar fielmente os sabores

Redação Hypeness - 14/03/2018 | Atualizada em - 15/03/2018

Não é somente o sabor que compõe um prato de comida incrível: criatividade, aroma e aparência são também elementos determinantes para uma criação culinária extraordinária.

O que a empresa japonesa Open Meal apresentou no festival South By Southwest esse ano sem dúvida desafia padrões e abre possibilidades revolucionárias em tal ramo: um sushi “impresso”, criado através de um novo tipo de impressora 3-D, como se fosse saído de um videogame de 8-Bits – um sushi pixelado.

O processo acontece através de uma plataforma que permitirá o “download” da comida para a impressora. Intitulada Food Base, a plataforma armazenará diversas informações como sabor, formato, cor, nutrientes, textura e muito mais sobre diversos tipos de comida.

Acima, a plataforma Food Base

Tais informações são transferidas para uma espécie de gel comestível no formato de pequenos pixels em cubo, que juntos “formam” o alimento. O processo vem sendo chamado de “teletransporte de sushi”.

A ideia é que a impressora da Open Meal e o Food Base sejam uma espécie de iTunes da comida, permitindo a reprodução real de comidas em casa. Trata-se ainda de um protótipo, e a empresa não sabe quando poderá realmente comercializar o projeto.

Quem provou, no entanto, garante que, ainda que a aparência e a criatividade estejam definitivamente presentes, falta muito para que o sabor e o aroma estejam à altura da estética e do impacto da ideia. Para a foto, ao menos, o sushi pixelado e impresso já é um sucesso garantido.

Acima, o stand do projeto no SXSW; abaixo, a “impressora” em atividade

Entre a invenção da roda e o lançamento da primeira nave espacial, uma coisa continua a mesma: a vontade humana de se recriar e ser impulsionada adiante.

Assim é o SXSW 2018. E esse é o DNA Hypeness.

O futuro é mais rápido, desafiador e inspirador do que se poderia imaginar. E é por isso que nossa passagem por Austin, para ver o SXSW de pertinho, tem um só objetivo: trazer para você hoje o que pode mudar o mundo amanhã.

Bora descobrir qual será a próxima grande ideia?

Nossa cobertura é um oferecimento Tinder.

Publicidade

© fotos: Reprodução/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Daisuke Inoue, o criador do karaokê que não patenteou sua invenção – e não se arrepende