Ciência

Tatuagens com símbolos de animais são encontradas em múmias de 5 mil anos

por: Redação Hypeness

Se você acha que marcar o corpo com tatuagens é algo radical e moderno, pense novamente. Uma nova análise, realizada com tecnologia infravermelha, descobriu que tal tradição é muito mais antiga do que se pensava – e que há bem mais de 5 mil anos os antigos egípcios já se tatuavam, e não com um traço abstrato e indefinido, mas sim com desenhos simbólicos – no caso, de animais.

A múmia do homem em infravermelho, com o detalhe da tatuagem no braço

A descoberta foi feita em duas múmias de posse do Museu Britânico, durante um processo para se reavaliar e reexaminar importantes artefatos da antiguidade. As múmias, de um homem e uma mulher, datam de cerca de 3351 a 3017 a.C., e se tornaram um dos exemplos mais antigos de tatuagens que se tem notícia – confirmando que o hábito de se tatuar é pelo menos 1000 anos mais velho do que se pensava até então.

A múmia da mulher, com uma das tatuagens visível no ombro

Antes da reavaliação as tatuagens pareciam meras manchas, mas sob os raios infravermelhos ficou comprovado se tratar do desenho de um touro e um carneiro no braço do homem, enquanto a mulher traz quatro desenhos no formato como da letra “S” e uma espécie de bastão usado em um ritual de dança no ombro. O pigmento utilizado para realizar tatuagem foi provavelmente fuligem, feita através de um instrumento de cobre.

A múmia do homem e, abaixo, o detalhe de sua tatuagem

A descoberta é o mais antigo registro de uma tatuagem figurativa – enquanto o exemplo mais antigo de tatuagem que se tem notícia, em uma múmia conhecida como Ötzi, traz apenas traços e desenhos indefinidos. As tatuagens descobertas nas duas múmias indicam que provavelmente as duas pessoas possuíam algum status dentro da comunidade.

Detalhes das tatuagens da mulher

Outras análises com Carbono 14 confirmaram que o homem e a mulher tinham entre 18 e 21 anos quando morreram – jovens tatuados, como existem aos montes até hoje.

Publicidade

© fotos: British Museum/Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Este incrível quebra-cabeça da Lua te desafia a reconstruir uma fotografia da NASA