Arte

‘Todas se levantem’: O ‘detalhe’ que passou batido no discurso feminista de Frances McDormand

por: Kauê Vieira

Vencedora do prêmio de Melhor Atriz, Frances McDormand foi ovacionada por seu discurso feminista e carregado de energia. Visivelmente nervosa e emocionada, a estrela de Três Anúncios Para um Crime se utilizou de um recurso original para criticar o baixo número de mulheres indicadas ou premiadas no Oscar 2018.

“Me levante se eu cair, porque eu tenho algumas coisas para dizer”.

 

Frances MacDormand fez fala feminista no ‘Oscar’

Com a ideia de mostrar o longo caminho a ser percorrido pela equidade de gênero, McDormand pediu encarecidamente para que Meryl Strepp se levantasse e trouxesse consigo as outras 10 mulheres indicadas ou vencedoras de prêmios na noite. Ao ficarem em evidência, as estrelas do cinema deram ainda mais força aos debates sobre assédio sexual em Hollywood, inflados especialmente após denúncias envolvendo Harvey Weinstein, resultando em campanhas como #Metoo e Time’s Up.

“Se não for muito inoportuno, eu gostaria de pedir para que cada mulher que foi indicada se levante. Meryl, se você fizer todo mundo levantará”, pediu Frances.

Com o coração batendo a mil por hora, Frances MasDormand foi a protagonista da noite. Se atropelando nas palavras, ela inciou sua fala na 90ª edição do Oscar agradecendo o diretor, Martin McDonagh e sua família.

“Eu quero agradecer Martin McDonagh, olhe o que você fez. Somos um bando de rebeldes e anarquistas, mas no final acabamos nos saindo muito bem. Eu quero agradecer cada pessoa neste local, minha irmã Dorothy (eu amo você, Dot). E eu, especialmente, quero agradecer o meu clã, esses dois indivíduos foram criados por uma mãe feminista, eles valorizam uns aos outros e os que estão ao redor deles. Eu sei que vocês estão orgulhosos de mim. E isso me preenche com uma alegria infinita”.

O detalhe que quase passou batido: a cláusula de inclusão

Com suas companheiras indicadas nas mais diversas categorias aplaudidas sem parar, Frances pediu: “As atrizes, compositoras, figurinistas… Todos, olhem à sua volta. Todas nós temos histórias para contar e projetos para serem financiados. Não falem com a gente na festa hoje, mas nos convidem para irmos aos escritórios de vocês. Tenho duas palavras para vocês: inclusion rider (algo como “cláusula de inclusão”)”.  

A vencedora Frances pediu então que suas companheiras indicadas, todas em pé para seu discurso, incluíssem cláusulas contratuais que possam exigir que equipes e elencos passem a ser inclusivos e com porcentagens de diversidade definidos entre atrizes, produtoras, criadoras e roteiristas. Ninguém havia falado sobre isso anteriormente. É uma forma real e efetiva de usar o poder das estrelas de Hollywood para tornar o ambiente do cinema mais inclusivo e democrático.

Algumas atrizes já começaram a dizer que vão adotar a medida, entre elas a vencedora de Melhor Atriz em 2016, Brie Larson.

Agraciado com duas estatuetas, Três Anúncios Para um Crime revela McDormand no papel de uma mulher, Mildred Hayes, que insatisfeita com a falta de solução para um crime que acabou matando sua filha, decide tomar suas próprias atitudes, o que causa o aborrecimento da polícia local.

Além de Frances, vencedora do Oscar em 1997 por Fargo, o longa levou pra casa a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante, entregue a Sam RockWell.

Veja a fala na íntegra:

Publicidade

Foto: Reprodução/Veja


Kauê Vieira
Nascido na periferia da zona sul de São Paulo, Kauê Vieira é jornalista desde que se conhece por gente. Apaixonado pela profissão, acumula 10 anos de carreira, com destaque para passagens pela área de cultura. Foi coordenador de comunicação do Projeto Afreaka, idealizou duas edições de um festival promovendo encontros entre Brasil e África contemporânea, além de ter participado da produção de um livro paradidático sobre o ensino de África nas Escolas. Acumula ainda duas passagens pelo Portal Terra. Por fim, ao lado de suas funções no Hypeness, ministra um curso sobre mídia e representatividade e outras coisinhas mais.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Corre! Fernanda Montenegro estrela peça por R$ 5 no Theatro Municipal