Fotografia

Um rolê com as minas que desafiavam as convenções em 1949 com suas motos, calças e shorts curtos

28 • 03 • 2018 às 10:53
Atualizada em 30 • 07 • 2019 às 10:15
Tuka Pereira
Tuka Pereira Jornalista há mais de uma década e 'escrevinhadora' há muito mais tempo, Tuka Pereira aborda feminismo a gatinhos fofos com a mesma empolgação. Se existe algo que gosta mais do que escrever é carimbar o passaporte. Já esteve em boa parte do mundo e todo dinheiro que ganha gasta em viagens.

Se ainda hoje o patriarcado tenta fazer com que as mulheres se submetam aos homens e se aceitem como seres de segunda categoria, em 1949 esta situação era ainda mais pungente. Algo simples atualmente, era considerado abominável naquela época: Não era comum sair na rua e vê-las andando por aí usando calças. Mas algumas delas se superaram, pois além de calças, pilotavam motos!

O emblemático fotógrafo Loomis Dean fotografou estas rebeldes para a revista LIFE. Suas aguçadas lentes, que trabalharam por seis décadas, tinham talento de sobra para registrar a emoção que cada momento representava. Naquelas imagens, ele mostra a felicidade marginal de quem se recusou a seguir o sistema de uma época em que as mulheres viviam exclusivamente para as tarefas do lar, obedecer ao marido e ter filhos.

Confira:

Publicidade

Imagens: Loomis Dean


Canais Especiais Hypeness