Inspiração

Uma Rosa: projeto ajuda mulheres a vencer bloqueios e denunciar agressões

por: Redação Hypeness

As agressões psicológicas fazem parte da vida de milhares de mulheres brasileiras, acompanhadas ou não de violência física. Em 2016, foram mais de 44 mil casos de abuso psicológico registrados através do Ligue 180 – a Central de Atendimento à Mulher.

Os números assustam, e a situação fica pior ao imaginar quantos outros casos de abuso psicológico acontecem diariamente sem que as vítimas tenham coragem para denunciar. É para ajudar essas mulheres que foi criado o projeto Uma Rosa.

Psicólogas voluntárias recebem as dúvidas e relatos de vítimas através do site, de forma anônima, e respondem as questões o mais rápido possível, ajudando as mulheres a proceder com as denúncias.

As psicólogas pedem que as perguntas sejam enviadas com o máximo de detalhes possível para facilitar o atendimento. Cada uma delas reserva ao menos um dia da semana para responder aos contatos feitos através do site.

O nome do projeto é uma homenagem de Gleiciana Davino e Victor Saburido, os criadores, à avó Rosa Maria de Souza. Mãe de quatro filhos e avó de oito netos, ela “sempre fez de tudo pela família”, mas nem sempre foi tratada como merecia pelo marido, que “a colocou pra baixo em diversas situações durante toda sua vida”.

Ela se despediu do mundo em novembro de 2017, por causa de um ataque cardíaco, mas os netos afirmam que a depressão também foi um fator importante.

Por trás da depressão, haviam inúmeras palavras pesadas ouvidas durante toda vida. Palavras que muitas mulheres já ouviram durante toda uma vida também. Esse projeto é uma forma de homenagear minha avó Rosa da melhor forma Rosa de ser: fazendo algo por alguém.”, diz a descrição do Uma Rosa.

Para dúvidas sobre o projeto ou para psicólogas que queiram se voluntariar, o contato pode ser feito através do e-mail projetoumarosa@gmail.com.

Publicidade

Imagens: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cão aprende a falar usando máquina de escrever e já sabe 29 palavras