Debate

Usuária faz alerta no Facebook para golpe por meio do app da Uber

por: Redação Hypeness

Líder entre os aplicativos no Brasil, a Uber vem enfrentando uma série de reclamações de usuários e motoristas preocupados especialmente com a segurança. Recentemente mais um relato pipocou nas redes sociais e chamou a atenção de todos.

Em postagem no Facebook, Camila Baratucci contou o apuro que passou ao pedir um Uber na região de Pinheiros, em São Paulo. A estilista explicou que por pouco escapou de um assalto ou um possível sequestro, pois além do motorista, uma segunda pessoa justificava sua presença no veículo dizendo ser “instrutor da Uber”.

“Umas 22h30, pedi um Uber e carro chegou. A placa e o modelo batiam com o que estava no app, mas tinham dois homens dentro do carro, o motorista e um outro no banco do passageiro. Quando cheguei perto pra entrar e vi que tinha mais uma pessoa estranhei e logo o homem do banco do passageiro falou meu nome e começou a explicar que ele era “instrutor da uber” e o motorista era novo. Por isso ele estava ensinando, mas garantiu que íamos seguir viagem normalmente pro meu destino,” diz.  

Uber recebe críticas sobre segurança

É importante destacar que ao optar pelo serviço Uber-X, o cliente garante exclusividade do transporte e, excluindo uma acompanhante de sua escolha, apenas o motorista deve estar a bordo do carro. Para os que desejam compartilhar a corrida, o sistema Uber Pool é o mais indicado.

“Achei muito estranho. Hesitei em entrar e então os dois começaram a insistir muito, dizendo que não havia problema e que isso era normal. Eles garantiram que me levariam pro meu destino sem problemas. Eu disse que preferia cancelar e pedir um novo carro, mas insistiram mais uma vez dizendo que eu poderia entrar. Eu disse que não queria, então os dois fecharam o vidro e foram embora,” prossegue.

Em seu site oficial, a Uber disponibilizou um pequeno texto com as medidas adotadas para proteger usuários e motoristas. O texto destaca o desenvolvimento de recursos tecnológicos e a total colaboração com as autoridades em possíveis crimes.

A empresa reforça ainda que mantém público os dados do condutor, como nome, foto, avaliação e além do modelo, cor, placa do veículo, pede aos motoristas que periodicamente enviem selfies para que possa ser comparada com a foto cadastrada no perfil.

“Quando abri essa corrida cancelada no app, o motorista tinha 5 estrelas pq tinha se cadastrado como motorista a pouco tempo, e a foto não era de nenhum dos caras que estavam no carro.”

O que diz a Uber

Respondendo ao post de Camila, a empresa de transportes por aplicativo lamentou o ocorrido e garantiu que vai “contatar o seu motorista para cuidar deste caso atentamente, tomando as medidas necessárias.”

 

[AVISO IMPORTANTE] [UBER] [SEGURANÇA]EDIT IMPORTANTE:como eu disse no texto abaixo a foto que está no cadastro não…

Posted by Camilla Baratucci on Thursday, March 1, 2018

 

A Uber declarou que “o motorista parceiro alvo da reclamação foi banido e estamos investigando o relato para melhor entender o ocorrido”.

Confira o relato de Camila Baratucci na íntegra:

[AVISO IMPORTANTE] [UBER] [SEGURANÇA]

EDIT IMPORTANTE:
“como eu disse no texto abaixo a foto que está no cadastro não bate com a cara dos dois homens que estavam dentro do carro. Achei melhor eu apagar o print dessa postagem pra caso a conta seja clonada ou o carro roubado o real dono da conta não seja prejudicado. Mas está guardada comigo caso necessário.”

“Ontem a noite, umas 22h30, pedi um Uber em Pinheiros – SP. O carro chegou, a placa e o modelo batiam com o que estava no app, mas tinham dois homens dentro do carro, o motorista e um outro no banco do passageiro. Quando cheguei perto pra entrar e vi que tinha mais uma pessoa estranhei e logo o homem do banco do PASSAGEIRO já falou meu nome e começou a explicar que ele era ‘instrutor da uber’ e que o motorista era novo então ele estava ensinando mas íamos seguir viagem normalmente pro meu destino. Achei muito estranho, hesitei em entrar e então os dois começaram a insistir muito que não havia problema e que isso era normal, eles me levariam pro meu destino sem problemas. Eu disse que preferia cancelar e pedir um novo carro, insistiram mais uma vez que eu podia entrar e eu disse que não queria, então os dois fecharam o vidro e foram embora.

Dentro do outro carro que pedi contei isso pro motorista e ele me alertou que isso é golpe mesmo, eu seria assaltada, sequestrada ou qualquer outra coisa que eles quisessem fazer comigo. Quando abri essa corrida cancelada no app, o motorista tinha 5 estrelas pq tinha se cadastrado como motorista a pouco tempo, e a foto não era de nenhum dos caras que estavam no carro. Gente pelamor não caiam nessa!!!! Nunca entrem em carro com mais de uma pessoa, não peçam uber pool e de preferência deletem esse app e não usem nunca mais.

Compartilhem esse post e repassem a info pros amigos pras pessoas saberem que isso não é boato, tá acontecendo real! Reportei isso pra uber e a resposta ~maravilhosa~ deles tá aí no print. Aparentemente eles só lamentam o meu (sic)DESCONFORTO por quase ter sido roubada e violentada e vão entrar em contato com o motorista. Pretendo fazer um B.O. em uma delegacia rezando pra que me levem a sério pq a gente sabe que isso também é difícil.”

Publicidade

Foto: Reprodução/Site Oficial


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Com multas proporcionais à renda, milionários chegam a pagar U$ 100 mil por excesso de velocidade na Finlândia